Política

Câmara de Petrolina aprova a criação do diploma e medalha Vereadora Maria Maga pelos direitos humanos e cidadania

Cinara Marques, do Tribunna

A ex-vereadora com as filhas

A ex-vereadora Maria Liberalina da Silva, conhecida como Maria Maga que morreu assassinada aos 77 anos na porta de sua casa em abril de 2006, será homenageada pela Câmara de Vereadores de Petrolina, sertão do estado. Maria Maga dará nome a mais nova honraria da Casa Plínio Amorim.

De autoria do vereador e e candidata a deputado estadual, Osinaldo Souza, do PTB, a matéria que cria a Medalha e o Diploma do Mérito Cidadania e Direitos Humanos Vereadora Maria Maga, foi aprovada por unanimidade com o placar de 14 a 0 durante a sessão desta terça-fira, 25.

A honraria será entregue anualmente a pessoas físicas e jurídicas que se destacarem em atividades e ações na defesa e proteção dos direitos da mulher e dos direitos humanos. As homenagens deverão ser indicadas pelos vereadores. A data para a entrega das honrarias será a semana de 26 de abril quando é lembrado o assassinato da ex-vereadora homenageada.

Em justificativa, Osinaldo relatou que a finalidade da instituição da Medalha e do Diploma Vereadora Maria Maga é prestar uma justa homenagem a uma mulher, vereadora por cinco mandatos, líder comunitária que era amada pelo povo pobre e carente de Petrolina. Conforme o autor, Maria Maga era conhecida pelo trabalho social que desenvolvia, e passou a ser chamada “a mães dos pobres”.

“Ela infelizmente foi assassinada de maneira covarde, brutalmente em sua residência no José e Maria ano de 2006. Queremos fazer justiça, pois nunca houve em Petrolina uma homenagem a sua altura do que ela representou para Petrolina. É o mínimo que esta Casa Legislativa poderia fazer para lembrar anualmente da grande parlamentar que foi, boa mãe, companheira e cidadã”, argumentou.

Osinaldo preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e para ele, a ex-vereadora Maria Maga representou o que há de mais humano, solidário e de amor ao próximo. “Ficamos felizes em poder fazer essa homenagem”, atestou o vereador autor da homenagem.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar