Bastidor (Cinara Marques)ColunasPolítica

Coluna Bastidor por Cinara Marques

Redação Tribunna (redacaotribunadoestado@gmail.com)

Reforma inicia tramitação

Começa a tramitar nesta quarta-feira, 26, nas Comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a reforma administrativa proposta pelo governador Paulo Câmara que trata do novo desenho da administração estadual para 2019. A proposta prevê mudanças no primeiro escalão com criação, fusão e mudança de nome de secretarias. Segundo a liderança do governo na Alepe, o plano será avaliado em regime de urgência para que o governador possa anunciar o secretariado até a próxima sexta, 28.

Os ‘coronéis’ e o PSL de Petrolina

Chamado de coronel com um certa frequência pelo opositor na Câmara de Petrolina (Sertão do Estado), vereador Gabriel Menezes (PSL), o prefeito Miguel Coelho (PSB), devolveu no mesmo estilo os torpedos que leva do oposicionista quando coloca em pauta um possível convite feito ao prefeito para o ingresso no PSL possibilidade extremamente rejeitada por Gabriel que virou uma espécie de ‘manda chuva’ da sigla presidida pelo deputado federal reeleito Luciano Bivar. “Pra quem tem um discurso de ser contra de ser dono de partido, ele tá um coronel do PSL pelo visto, até porque o PSL tem outros membros. Até onde sei, Gabriel não é presidente do PSL. Ele tá querendo passar por cima. Talvez tenha se inspirado em algumas atitudes e querendo fazer o mesmo no PSL”, disparou Miguel, sábado, 22, durante coletiva de imprensa na confraternização de final de ano do grupo político do prefeito

Câmaras em recesso

A maioria das câmara municipais já entrou em recesso, a exemplo de Petrolina, principal cidade do Sertão. A última reunião em plenário foi na quinta 20. Caso não haja convocação extraordinária, o legislativo petrolinense retorna às reuniões plenárias dia 5 de fevereiro, primeira terça-feira do mês. Já na capital pernambucana, a Câmara Municipal do Recife suspende suas atividades apenas nesta quarta-feira, 26 de dezembro, para o recesso que atende ao artigo 12 da Lei Orgânica do Município.

A paralisação temporária dos trabalhos também é prevista em todas as câmaras municipais do País, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. Durante o recesso não ocorrem as reuniões ordinárias, bem como reuniões das comissões, audiências e reuniões públicas.

A Comissão Executiva da Casa José Mariano tomará posse no 02 de janeiro de 2019 para o biênio 2019/2020. Nesta ocasião também serão divulgados pelo presidente do legislativo recifense, vereador Eduardo Marques (PSB), o balanço das atividades do ano de 2018.

O término do recesso será 31 de janeiro de 2019 e as atividades parlamentares voltam ao normal no dia 1º de fevereiro. As reuniões ordinárias, que ocorrem no plenário da Câmara recomeçam a partir da segunda-feira, dia 4. Na Câmara do Recife, as reuniões ocorrem todas as segundas, terças e quartas-feiras, às 15h.

Na Alepe, os deputados votarão a reforma administrativa do governo Paulo Câmara 2 e aí, encerra as atividades da atual legislatura. Os deputados reeleitos e novos parlamentares assumem os mandatos dia 4 de fevereiro.

Paulo e Geraldo Júnior entregam casas

O governador Paulo Câmara, PSB, fez questão de, ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, inaugurar, na véspera de Natal (24), o novo conjunto residencial Deputado Guilherme Uchoa, localizado no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife. O filho do homenageado, o deputado estadual eleito Guilherme Uchoa Junior, e sua família acompanharam a solenidade. Foram entregues 36 moradias a famílias que, antes, residiam em situação precária, às margens dos rios Beberibe e Morno. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe.”Não tem coisa mais importante do que entregar casa para pessoas que têm o direito de ter uma habitação digna, de qualidade, bem feita. E tudo isso homenageando o nosso amigo Guilherme Uchoa. É muita gente feliz passando o Natal de casa nova e podendo melhorar a qualidade de vida daqui para frente”, afirmou o governador Paulo Câmara. O prefeito destacou que o novo condomínio fecha o ciclo de unidades habitacionais entregues em 2018. “Eram famílias que moravam em situação de extrema vulnerabilidade e, agora, vão morar em um habitacional de qualidade”, frisou. Para Guilherme Uchoa Junior, o nome do conjunto habitacional é uma forma de reconhecimento pelo que o pai fez durante toda a vida pública.

“É uma emoção fora do comum porque é a imortalização do meu pai. Então, tenho uma gratidão muito grande a Geraldo Julio e a Paulo Câmara por essa homenagem”, disse.As casas do habitacional Deputado Guilherme Uchoa são estilo duplex e possuem 47 metros quadrados, com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. A estrutura segue um padrão de qualidade, com paredes externas coloridas e a parte interna toda revestida em gesso, além de cerâmica nas áreas molhadas (banheiro e cozinha). Dentro do condomínio, os moradores ainda contam com uma área verde para plantio de mudas. (Fotos: Roberto Pereira/SEI)

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar