LocalPernambuco

Uninassau Petrolina marca presença no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Redação Tribunna (redacaotribunadoestado@gmail.com)

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS, celebrado no dia 01 de dezembro, a Faculdade UNINASSAU Petrolina alerta alunos e colaboradores sobre a importância da prevenção. Foram distribuídos laços simbólicos, preservativos e folhetos informativos.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. O MS ainda destaca que, no Brasil, 92% da população em tratamento chegaram ao estado de indetectáveis, situação que reflete o fortalecimento das ações de saúde do Ministério.

A diretora da UNINASSAU Petrolina, Anna Cristina, destaca que “o avanço na notificação e tratamento dos casos se deve muito ao acesso à informação, por isso é necessário trazer discussões, como está, para o âmbito acadêmico. Prevenir é sempre a melhor escolha”, disse.

A DOENÇA

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Em Petrolina, o diagnóstico pode ser feito através dos testes rápidos de HIV, disponibilizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O Centro notificou 142 novos casos de janeiro a novembro desse ano.

O serviço é gratuito e fica localizado na Av. Joaquim Nabuco, s/n, Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. (Com Ascom)

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar