AdegaColunasNegócios

Adega: Fotos-Rainha e princesas da Festa da Uva de Jundiaí/SP amassam uvas na tradicional cerimonia na abertura do evento

Por Redação Portal Tribunna (redacaotribunadoestado@gmail.com)

A 36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinhos, em Jundiaí, São Paulo foram abertas na quinta, 17, com a rainha e princesas da festa participando da programação de abertura, em momento bem tradicional para quem produz vinhos e bebidas derivadas da uva que é o amassar a fruta com os pés. O evento foi encerrado neste domingo, 20, e mais uma vez movimentou a região produtora polarizada por Jundiaí, com atrações culturais, gastronomia, teatro, dança, música, espaço infantil, passeios turísticos, artesanato, produtos rurais e muita uva e vinhos.

Foto Carlos Bassan

Desde 2013, além de Festa da Uva, este tradicional evento do calendário municipal de Jundiaí passou a ser comemorado junto com a Expo Vinhos.  Atualmente há em Jundiaí mais de 1500 propriedades agrícolas, cujas dimensões representam 52% do território municipal. Dessas propriedades, cerca de 500 produzem uva, em mais de 10 milhões de pés, que representam 30% de toda a uva produzida no Estado de São Paulo.

Foto Carlos Bassan

Vinho
O destaque também vai à produção de vinho. A tradição chegou a Jundiaí na bagagem dos imigrantes italianos que aqui se instalaram no final do século 19. A produção artesanal, que inicialmente acontecia para o próprio consumo das famílias, foi ampliada e tipificadas, para as variedades tintos, brancos, roses, secos, suaves e frisantes. Atualmente há mais de 20 adegas produtoras de vinho, que atraem visitantes de todo país e do exterior para provar os vinhos jundiaienses.

A projeção internacional também se deu por conta do fornecimento do vinho jundiaiense para as missas realizadas no Brasil durante as visitas dos Papas Bento XVI e ao Papa Francisco, respectivamente, em 2007 e 2013.

 

(Com Portal Fotos Públicas)

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar