AgronegóciosTRIBUNNA Rural

Crise e futuro da produção de coco no Brasil serão temas da I Convenção Nacional de Produtores de Coco em Salvador/BA

A crise da cocoicultura atual, atinge mais de um milhão de pessoas na cadeia produtiva da fruta. Evento também anuncia a criação da Aprococo.

Redação Tribunna (redacaotribunadoestado@gmail.com)

A primeira edição da Convenção Nacional dos Produtores de Coco será realizada nos dias 17 e 18, no Auditório Rosa Abreu da Secretaria de Agricultura da Bahia, na capital baiana. A Convenção é promovida pelo Movimento Nacional dos Produtores em Defesa da Cadeia Produtiva do Coco. O evento reunirá produtores e pessoas ligadas à cultura do coco de dez estados brasileiros.

O encontro debaterá sobre a grave crise da cocoicultura brasileira que ora afeta mais de um milhão de pessoas envolvidas na respectiva cadeia produtiva. Esta crise é catalisada pelas importações desenfreadas de produtos derivados do coco por parte de grandes indústrias brasileiras. Tais derivados importados de coco, possuem baixa qualidade nutricional e alto potencial de contaminação microbiológica porque são resíduos de baixo valor em seus países de origem.

O pior é que tais importações contam com a anuência das autoridades de diversas esferas de governo estaduais e Federal. Tais indústrias contam com significativos benefícios fiscais concedidos em troca de ações de estimulo à produção local. No entanto, a realidade é outra. Algumas industrias, desativaram as unidades de extração e processamento e agora apenas reembalam a matéria-prima importada adquiridas a preços muito baixos e são vendidos no mercado brasileiro como sendo produtos fabricados no Brasil originado nas fazendas brasileiras.

Tal prática, força o preço pago ao produtor brasileiro a valores abaixo do custo de produção. Já o produto de exportação para países como EUA, usa matéria-prima brasileira extraída dos coqueirais brasileiros. O evento terá como encaminhamento a fundação da Aprococo – Associação Nacional dos Produtores de Coco, no dia 17/01/2019, às 9h, no Auditório da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, entidade, na 4ª Avenida – Centro Administrativo da Bahia, Salvador – BA.

A Aprococo será a instituição vinculada à Cadeia Produtiva que irá desenvolver ações de regulamentação da qualidade dos produtos de coco junto às autoridades sanitárias brasileiras e de defesa do consumidor, dentre outras. Para maiores informações sobre o evento e inscrições enviar email para aprococo@gmail.com ou ligar para os telefones 71-98181-0608 | 75-98863-0970
.
Serviço:

Convenção Nacional dos Produtores de Coco

Unidade Responsável: SEAGRI – BA

Salvador-BA
Datas e horários:
》17/01 das 09 às 17 h;
》18/01 das 09 às 13 h.
Promoção: MOVIMENTO NACIONAL DOS PRODUTORES EM DEFESA DA CADEIA PRODUTIVA DO COCO

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar