BahiaCultura e TurismoLocal

Preservação e valorização da história dos casarões antigos da Orla 2 com a implantação do Centro Gastronômico de Juazeiro/BA

Por Redação Portal Tribunna

O prefeito Paulo Bomfim, de Juazeiro-BA, lançou nesta segunda, 21, o projeto do Centro Gastronômico que será erguido nos casarões antigos da antiga Franave localizados na Orla 2. Ele apresentou o projeto completo do empreendimento que unirá preservação e valorização da cultura local. Bomfim revelou como será o processo de abertura da anunciando do processo licitatório para a implantação do equipamento que promete movimentar um dos pontos mais bonitos de Juazeiro.

Prefeito avisa que empresa ganhadora da licitação, poderá explorar por 15 anos o espaço

Há décadas sem funcionamento, os casarões estavam sendo usados como abrigo por moradores de rua. Após anos de disputa iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, o patrimônio que estava sob responsabilidade do Estado da Bahia, foi cedido por 20 anos ao município após grande esforço do prefeito Paulo Bomfim junto à Conder.

DIVERSIDADE NO CARDÁPIO

A área dos antigos casarios da Franave vai passar por reformas e receberá restaurantes e bares, num centro cuja característica mais marcante será a diversidade de opções culinárias. O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da SEDUR.

Conforme o edital publicado nesta segunda, no Diário Oficial, a empresa vencedora da licitação fará o investimento na reforma e poderá explorar a área por 15 anos. Todas as características históricas das edificações serão preservadas.

 Ainda de acordo com o edital a empresa vencedora se obrigará a investir aproximadamente R$ 2,1 milhões nas obras, seguindo os parâmetros do projeto elaborado pela Prefeitura. Para o prefeito, esta é a primeira etapa de um sonho juazeirense sendo concretizado.

“É um sonho de toda a população de Juazeiro dar vida àqueles prédios, abandonados há décadas. Hoje estamos concluindo esta primeira etapa. No edital, convidamos empresas de todo o Brasil a virem investir em Juazeiro. Vamos preparar este Centro Gastronômico e assim poderemos entregar este equipamento para a nossa população usufruir, além de atrair turistas. A obra do Parque Fluvial está agregada a este projeto e temos a certeza que teremos um grande equipamento turístico-cultural-gastronômico”, ressaltou Paulo Bomfim.

Presente ao evento, que também contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores Alex Tanuri e da vice-prefeita Dulce Ribeiro, o deputado estadual Zó destacou a valorização da memória local.

“Juazeiro se reencontra na história. Depois de tantas obras realizadas por Isaac e Paulo Bomfim”, frisou o deputado. Para Zó, agora os casarões da Franave que remetem à história da navegação no Rio São Francisco e quem ama Juazeiro, com certeza está celebrando.

“Ficamos muito felizes que, dentre tantas obras, também se prioriza o reencontro com a sua história”, destacou o parlamentar.

Para o secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Félix, a cidade vai dar um salto em vários aspectos. “Vamos tornar Juazeiro um pólo turístico e gastronômico. Fortalecer ainda mais emprego e renda. Além de degustarmos a boa culinária, ainda teremos o Armazém da Agricultura Familiar, onde juazeirenses e turistas poderão ter acesso ao artesanato e produtos da agricultura familiar”, finalizou. (Com Ascom)

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar