Agricultura FamiliarTRIBUNNA Rural

Chama negócios: Meio milhão de reais e muita animação na ExpoRajada 2019

Por Cinara Marques – Portal Tribunna

É um verdadeiro ‘Chama Negócios’. Assim enxergam os expositores da 8ª ExpoRajada – Feira de Caprinos e Ovinos de Rajada, distrito de Petrolina (Sertão do São Francisco) que será encerrada neste domingo, 5. Mais de 100 baias foram montadas e todas estão ocupadas, além de uma expectativa de gerar um volume de negócios que deve alcançar R$ 500 mil, ou seja, meio milhão de reais.

A festa e feira são tradicionais no calendário de eventos de Petrolina e deve reunir até este domingo, mais de 5 mil pessoas. Rajada tem o maior rebanho caprino e ovino da principal cidade do sertão pernambucano e um dos maiores do estado.

“Todas as baias foram vendidas e a festa deve reunir mais de 5 mil pessoas nos dois dias, sábado (4) e domingo (5). Então é uma expectativa das mais positivas com celebração de nossa riqueza e também premiação para os expositores, sem esquecer os negócios que estão bem encaminhados”, comentou o secretário municipal de Governo e Agricultura, Simão Durando Filho.

Expositores locais e regionais estão presentes e são só elogios a ExpoRajada, a exemplo do criador Manoel Neves, de Casa Nova/BA. “Resolvemos vir participar para levar o que encontramos aqui para Casa Nova”, disse o expositor. Para seu José Mendes, que participa desde a primeira edição do evento, a cada ano a ExpoRajada vem melhorando e qualificando sua estrutura e toda a parte da exposição que foi montada na quadra de esportes do distrito.

“Como participante desde a primeira ExpoRajada, acho importante termos esse espaço para mostrar nossa criação e comercializar nosso rebanho. É uma feira muito importante e de muitas oportunidades para gente e outros criadores da região”, disse seu José.

SHOWS, SERVIÇOS E CRÉDITO

O sábado contou com a parte festiva da ExpoRajada. As atrações foram Zeca Bota Bom, Wanderley do Nordeste, Prata da Casa e Adãozinho de Rajada, numa estrutura montada pela Prefeitura, parceira do evento. Durante o sábado, foram ofertados ainda exames e atendimento médico pela ‘Caravana da Cidadania’, atrações também levadas para a localidade que estava completando 83 anos.

Foram realizados ainda emissão de documentos, orientação jurídica, e execução do programa ‘Mais Luz’ com instalação de novas luminárias, postes e mutirão para regularizar edificações na sede de Rajada.  Lembrando que a Agência Municipal do Empreendedor (AGE), o Banco do Brasil e Banco do Nordeste, estão presentes em estandes para orientar e disponibilizar linhas de financiamento aos agricultores familiares.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar