ColunasÉ Assim Que Se Faz (Jomar Vieira)

Unicef capacita servidores de 123 municípios pernambucanos no combate à violência contra crianças e adolescentes

Em Foco por Jomar Vieira –  Portal Tribunna

Desta terça-feira (07) até a sexta-feira (10), equipes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estarão capacitando representantes e funcionários de 123 municípios pernambucanos com políticas públicas para prevenção de violência contra crianças e adolescentes. Os encontros acontecem de forma descentralizada, em diferentes datas, nas cidades de Salgueiro (07), Arcoverde (08) e Caruaru (09 e 10).

O objetivo é que esses municípios, que participam do selo Unicef, adotem estratégias para a redução de homicídios de adolescentes, atendimento adequado para vítimas de violência, principalmente sexual, redução do racismo a e municipalização de medidas socioeducativas.

Cada município será representado por secretários municiais de assistência social, como o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), representante do Conselho Tutelar e articulador, além dos secretários municipais de Educação e Saúde. “Os municípios têm papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes”, diz Helena Oliveira, especialista em Proteção do Unicef no Brasil.

De acordo com a Unicef, dados da última pesquisa do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus) apontam que em 2016, 11.351 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, de 10 a 19 anos, foram assassinados no país. Ou seja, 34 mortes para cada 100 mil habitantes nessa faixa etária.

Em Pernambuco, esta proporção seria ainda maior, 47 mortes para cada 100 mil. Ao todo, em 2016, foram 780 vítimas de homicídios. No mesmo ano, ainda de acordo com SIM/Datasus, foram registrados 2.067 casos de estupro. Além disso, 1.615 adolescentes estavam em regime de medidas socioeducativas, regime após cometer ato infracional, no Estado.

“Nós esperamos, nesses encontros, compartilhar muitas boas experiências que existem no Brasil para que os meninos e as meninas parem de ser assassinados, vítimas de acidentes, cometer suicídios, sofrer racismo e discriminação e ser vítimas de violência sexual”, completa Helena.

Agenda de capacitações em Pernambuco:

Salgueiro

7 de maio (terça-feira)
Local: Salgueiro Plaza Hotel
Horário: 8h às 16h

Arcoverde

8 de maio (quarta-feira)
Local: Hotel Cruzeiro
Horário: 8h às 16h

Caruaru

9 e 10 de maio (quinta e sexta-feira)
Local: Caruaru Park Hotel
Horário: 8h à

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar