Bastidor (Cinara Marques)Colunas

BASTIDOR: Instituto Lula envia nota sobre novos áudios do The Intercept que blindaram FHC e reforçam investigação combinada de Moro e Dellagnol para condenar o ex-presidente Lula

A instituição lembra que chegou a ser fechada como alvo das investigações da Operação Lava Jato comandada pelo dupla Moro/Deltan e que segundo a nova publicação do site The Intecept Brasil, houve a ‘proteção’ ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nas mesmas investigações, o que enfraqueceria as acusações contra Lula, conforme o teor das conversas.

Por Coluna BASTIDOR – Cinara Marques – Portal Tribunna

O Instituto Lula envia nota sobre as novas divulgações do caso ‘Vaza-Jato’, que são as reportagens do site The Intercept Brasil que vêm detalhando os entendimentos havidos sobre o ex-juiz e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Bolsonaro, Sérgio Moro com o coordenador da força-tarefa das investigações da Operação Lava Jato, o procurador federal Deltan Dallagnol para orientar as investigações que findaram na condenação e retirada do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da disputal eleitoral para presidente no ano passado.

Nas novas revelações, a ‘bola da vez’ foi a blindagem dada ao instituto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em detrimento do Instituto Lula que chegou até a ser fechado por um tempo, pagou multa altíssima determinada pela justiça, provando que nunca houve irregularidades em suas atividades. Veja trecho dos diálogos de Dallagnol com Sérgio Moro sobre o assunto postado do Intercept Brasil:

Moro – 09:07:39 – Tem alguma coisa mesmo seria do FHC? O que vi na TV pareceu muito fraco?
Moro – 09:08:18 – Caixa 2 de 96?
Dallagnol – 10:50:42 – Em pp sim, o que tem é mto fraco
Moro – 11:35:19 – Não estaria mais do que prescrito?
Dallagnol – 13:26:42 – Foi enviado pra SP sem se analisar prescrição
Dallagnol – 13:27:27 – Suponho que de propósito. Talvez para passar recado de imparcialidade
Moro – 13:52:51 – Ah, não sei. Acho questionável pois melindra alguém cujo apoio é importante

Post completo do The Intercept, confira nesse link: https://theintercept.com/2019/06/18/lava-jato-fingiu-investigar-fhc-apenas-para-criar-percepcao-publica-de-imparcialidade-mas-moro-repreendeu-melindra-alguem-cujo-apoio-e-importante/

Confira a nota do Instituto Lula sobre as novas revelações do caso ‘Vaza-Jato’, postadas em suas plataformas digitais e redes sociais:

NOTA

O Instituto Lula sempre recebeu doações oficiais e registradas. Mesmo assim, foi alvo de uma investigação implacável, que durou anos e resultou em uma multa ilegal e milionária. Nesse período, o Instituto chegou a ser fechado por decisão judicial, o que foi corrigido pela própria Justiça diante da manifesta ilegalidade da medida.

Agora, surgem à luz conversas entre procuradores e juiz que, buscando atingir politicamente Lula e o projeto político que ele representa, combinaram proteger um adversário partidário em troca de seu apoio. Mais do que isso, procuradores expressamente confessam nas conversas que impediram uma investigação em outro instituto porque isso causaria embaraço em sua perseguição ao Instituto Lula.

Diante dessas revelações, espera-se que as evidências sejam usadas para anular as injustas condenações contra o Instituto e contra o ex-presidente Lula.

Paulo Okamotto
Diretor-presidente do Instituto Lula

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar