Agricultura FamiliarPolíticaTRIBUNNA Rural

Podcast Tribunna: Agricultores familiares se reúnem em comissão da Alepe

Por Notícias do Parlamento – Podcast Tribunna – Portal Tribunna

Com ASCOM

O reforço no crédito rural e melhorias nos programas de assistência técnica e extensão do Governo do Estado estão entre as demandas apresentadas por agricultores familiares à Comissão de Agricultura da Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco). O vice-presidente da Fetape (Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco), Adelson Freitas, defendeu a integração das políticas públicas para o setor e uma postura proativa para compensar os cortes nos programas federais.

“Esse momento requer esse ambiente de promover a agricultura familiar de maneira integrada, mas também há que se fazer uma reserva de orçamento, porque nós estamos tendo redução de políticas públicas, e isso poderá causar desabastecimento se não houver uma reação por parte do Governo do Estado. E isso precisa estar presente na assistência técnica, nas políticas de convivência com o Semiárido, e um olhar especial para a Zona da Mata, de reestruturação socioprodutiva”, frisou Adelson.

O coordenador do Centro Sabiá, Carlos Magno, demonstrou preocupação com o uso indiscriminado de agrotóxicos e com o aumento do número de defensivos autorizados no País. Ele pediu a implantação de mercados para comercializar os produtos dos pequenos agricultores e programas para evitar desperdício de alimentos.

Representantes de cooperativas, assentamentos e outras entidades ligadas ao trabalho rural também reivindicaram a adequação da lei da agroindústria para atender a realidade da produção familiar, melhorias nas estradas e reforço nos programas habitacionais. A informalidade dos empregos foi outra preocupação levantada. A Comissão Pastoral da Terra sugeriu reforço na política de acesso aos territórios e atenção aos conflitos agrários.

Presidente da Comissão de Agricultura, o deputado estadual Doriel Barros, do PT, explica que as demandas dos trabalhadores devem nortear as ações do Colegiado no segundo semestre.

“A partir daí vão surgir audiências públicas, projetos de lei, enfim, diversas iniciativas que a Comissão deverá tomar diante das demandas que estão sendo apresentadas pela agricultura familiar a esta Comissão.

No encontro entre agricultores familiares e parlamentares, foi apresentada a plataforma  Observatório da Agricultura Familiar, uma parceria do Estado do Ceará com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, Dieese. O assessor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco Oliveira,  disse que existe a sinalização para implantar o programa em Pernambuco e explicou como a base de dados foi utilizada para guiar a construção de políticas públicas.

Ouça nosso Podcast Tribunna. Essa reunião especial ocorreu na quarta, 12:

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar