Cultura e TurismoNegócios

#TRIBUNNANOFORRÓ2019: Mais de 700 mil pessoas são esperadas no São João de Petrolina; Palco da festa está ficando pronto para receber todo esse público

Os número do principal evento de Petrolina, maior cidade do sertão do estado, foram apresentados à imprensa, pelo prefeito Miguel Coelho que falou ainda sobre segurança,  novidades da estrutura do Parque Ana das Carrancas, a parte social da festa e quantos empregos serão gerados no evento que segue de 14 a 23 de junho.

#TRIBUNNANOFORRÓ2019 – Por Redação – Portal Tribunna

Cinara Marques

A contagem agora é regressiva para a abertura do São João de Petrolina no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, principal palco do evento que deve atrair durante nove dias de festa, mais de 700 mil pessoas. A festa começa nesta sexta-feira, 14 e segue até dia 23. Os números desse que é o principal evento da cidade e que já se destaca como um melhores festejos juninos do Nordeste, foram apresentados à imprensa regional pelo prefeito Miguel Coelho nesta quinta-feira, 13, Dia de Santo Antônio, um dos santos juninos.

Além do esquema da festa e o que ele trará de retorno para a cidade, Miguel salientou mais uma vez a importância do público chegar cedo, porque a partir das 19h30 já tem atração se apresentando, confirmando o acordo firmado com os órgãos de segurança do estado para que o São João de Petrolina continue também sendo sucesso no quesito, tranquilidade.

“Eu agradeço a todos que nos ajudam a fazer o São João de Petrolina. A festa em dois anos tem sido tranquila, sem ocorrências mais graves, porque aqui é lugar para se divertir, dançar, namorar. Vagabundo não tem vez não. Tornar o nosso São João essa grandiosidade que se transformou, é um trabalho constante, uma luta diária antes, durante e depois, mas é a festa que movimenta toda a nossa economia, abre espaços para os talentos regionais e atrai para Petrolina grandes nomes da música e gente de todo o lugar’, contou.

FOTO: EDVALDO FRANCIOLLI

Miguel revela que os hotéis já estão com 100% de sua capacidade e até o esquema de casas compartilhadas que vem dando certo, também já se esgotou. “Temos atraídos de fora, muita gente do Centro Oeste e Sudeste do País”, considerou Miguel Coelho.

Segundo o prefeito, na segurança, a Prefeitura colocá em ação toda a operação especial da Guarda Municipal que atua juntamente com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Ammmpla (Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina), além da segurança privada contratada pela empresa ganhadora da licitação de concessão para realizar o evento.

“Eu aproveito para agradecer ao Governo do Estado na pessoa do governador Paulo Câmara e do secretário Antônio de Pádua que têm tratado a nossa festa de forma diferenciada, disponibilizando um forte efetivo de policiais civis e os militares que fazem a segurança dentro do Pátio”, assinalou o gestor.

O prefeito revelou a expectativa de aumentar o volume de turistas que vêm de mais de 100 cidades só para conhecer o que o São João de Petrolina tem de melhor. Os turistas aliados ao público da cidade, devem movimentar a economia local em mais de R$ 240 milhões, gerando ainda mais de 10 mil vagas de trabalho.

Nesta sexta, 14, será a abertura do evento e entram no palco o forrozeiro Gervison Duarte, talento da terra que em entrevista nas rádios de Petrolina, disse que levará um “belo show para o evento”. Gervilson é uma das revelações do forró regional. Entre as grandes apresentações, a ‘rainha’ Ivete Sangalo, bastante esperada pelos petrolinenses e visitantes; o cantor Luan Santana e Mano Walter.

O evento também tem na grade, nomes de peso do talento nordestino na MPB como Elba Ramalho que completa em 2019, seus 40 anos se carreira, e o filho da terra, Geraldo Azevedo que volta a se apresentar no São João de Petrolina. “São dois grande nomes da música e nossa grande foi feita para agradar todos os gostos, unindo nomes como o de Elba e do nosso querido Geraldo Azevedo com o forró mais atual e sucessos como a dupla Zé Neto e Cristiano. A festa é para agradar a todos”, concluiu o prefeito Miguel Coelho. Acompanhe toda a programação do São João de Petrolina no site da Prefeitura: petroline.pe.gov.br, ou nas redes sociais da gestão municipal.

O instagram da Prefeitura transmitirá o evento ao vivo. Confira os principais serviços do evento:

Segurança – Guarda Municipal, Polícias Civil, Rodoviária e Militar, fiscais e seguranças estão mobilizados para garantir por mais um ano um São João tranquilo em Petrolina. Só da Guarda e PM estarão escalados, em média, 200 agentes. Outros 300 seguranças ajudarão no monitoramento da festa. O esquema ainda envolverá pontos fixos de vigilância, dezenas de viaturas dos órgãos federais, estaduais e municipais. A meta é manter por mais um ano, uma festa sem incidentes graves, a exemplo de 2018, quando foi registrada uma redução de 35% nas ocorrências.

Trânsito – 40 agentes, 11 carros e motos, além de 2 caminhões foram mobilizados para garantir o fluxo do trânsito nos caminhos de acesso ao Pátio Ana Carrancas. Também haverá uma ampla área de estacionamento no entorno do pátio com apoio de fiscais de ordenamento e trânsito.

Transporte – mais uma vez, o Expresso do Forró será uma opção para se deslocar sem paradas do River Shopping até o pátio, das 19h às 4h, todos os dias. Ainda estarão disponíveis 250 táxis, 150 mototáxis e mais de 1.000 veículos de transporte por aplicativo.

Limpeza e iluminação – um esquema especial de serviços de manutenção será realizado todos os dias no pátio e entorno. 60 servidores trabalharão na limpeza e iluminação no período junino. O trabalho contará com apoio ainda de carros-pipa, caminhões e guindastes.

Social – o São João será também a oportunidade para incentivar a solidariedade com a Campanha do Agasalho com pontos de doação de roupas no Pátio Ana das Carrancas, Shopping, Facape e sede da Prefeitura. Durante o evento também será estimulada a inclusão com um Lounge da Acessibilidade exclusivo para pessoas com deficiência. A prefeitura ainda montará um estande para acolher os filhos de ambulantes que trabalharão no Pátio Ana das Carrancas.

Saúde – uma equipe do SAMU, ambulâncias e oito profissionais da Vigilância Sanitária estarão todos os dias no pátio para atendimento médico e fiscalização da segurança alimentar.

FOTOS: JONAS SANTOS

 

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar