LocalPernambucoPolítica

No Agreste, Paulo Câmara inaugura ETE de Bom Conselho e participa da abertura do FIG 2019

Governador termina visita à região, prestigiando a primeira noite da 29ª edição do FIG que se consolidou como o maior festival cultural do Brasil

A agenda do governador Paulo Câmara, do PSB/PE, se manteve centralizada nesta quinta-feira, 18-07, na região Agreste do estado. Entre os compromissos oficiais do gestor estadual, a agenda teve a inauguração de uma escola técnica estadual (ETE) em Bom Conselho. Também nesta noite, Paulo participou da abertura doa 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2019), evento que é considerado o maior festival cultural do Brasil.

A primeira noite do FIG 2019 contou com a apresentação do espetáculo “O Som e a Sílaba”, no Teatro Luiz Souto Dourado, e um tributo ao músico caruaruense Luiz Vieira.  Nesta edição, o grande homenageado é o compositor Jackson do Pandeiro, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano. A sobrinha do músico, Geralda Miranda, participou da cerimônia. O FIG acontece de 18 a ‪27 de julho, com mais de 20 polos de animação distribuídos pela cidade.

“Vamos ter um belíssimo evento, com muita alegria, música, teatro, arte e literatura. Todas as expressões culturais estarão reunidas em favor de uma energia positiva e da nossa cultura, dos nossos artistas e de um povo cada vez mais forte. Com cultura podemos avançar, melhorar o País e fazer as coisas acontecerem. Estamos dando início à 29ª edição de um festival que é feito com a ajuda de muita gente, de muitos artistas, mas é feito principalmente por vocês, o povo de Pernambuco, e os turistas que vêm de todo o País ”, disse Paulo Câmara.

ETE de Bom Conselho terá também ensino à distância (EAD)

A programação será distribuída em 20 polos nos dez dias de evento. Com investimentos do Governo do Estado que chegam a R$ 8,5 milhões, a programação do FIG inclui shows musicais, concertos, espetáculos, exposições, cursos e seminários. Este ano, o festival traz artistas como Alcione, Elba Ramalho, Lenine, João Bosco, Roberta Miranda, Fafá de Belém, Eddie, Tony Garrido e Zélia Duncan.

A apresentação dos músicos acontecerá em seis polos: Palco Mestre Dominguinhos, Palco Pop, Palco Forró, Palco Instrumental, Palco da Cultura Popular, além do Som na Rural e dos projetos Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música, na Catedral de São Pedro. “O FIG vai muito além desses dez dias”, disse o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre. O presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, reforça o pensamento do titular da pasta da Cultura.

“O FIG tem várias vertentes: econômica, turística e, principalmente, cultural. Essa é uma agenda que acontece porque o Governo do Estado sabe da importância da cultura para o povo pernambucano”, explicou. O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, esteve na cerimônia de abertura do FIG junto com o governador Paulo Câmara.

ETE

Reafirmando seu compromisso com a educação, o governador Paulo Câmara inaugurou oficialmente, nesta quinta a ETE Francisco de Matos Sobrinho, na cidade de Bom Conselho, no Agreste Meridional. A instituição recebeu um investimento de R$ 11 milhões, e oferecerá os cursos de Técnico em Administração e Técnico em Redes de Computadores, contemplando 166 estudantes do município e região.

“Estamos inaugurando uma bonita escola técnica, de forma oficial, pois a instituição já iniciou as atividades no começo do ano. Aqui, os jovens vão ter uma condição melhor, devido também ao curso técnico. Estamos fazendo o que é possível para avançar cada vez mais e chegar onde precisamos chegar, melhorando a educação de todo o Estado. É com educação que a gente vem avançando em Pernambuco, e vamos continuar a avançar para podermos dar o futuro que queremos para os nossos jovens”, afirmou o governador.

O novo equipamento conta com mais de 5,6 mil metros quadrados de área construída. Além de uma quadra poliesportiva coberta, com vestiários e sala multiuso, a estrutura é composta por seis blocos: auditório, bloco de acesso e biblioteca, bloco de serviços e vivência, laboratórios especiais e um bloco pedagógico e administrativo. Esse último está dividido em 12 salas de aula e laboratórios de Biologia, Química, Física, Matemática, Línguas e Informática.

O secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, destacou a trajetória até que o momento da inauguração chegasse, frisando que esta é a 44ª escola técnica do Estado. “Dessas, o governador Paulo Câmara implantou 18, mesmo em meio à crise econômica do País”, disse. Para ele, a concretização da escola é a realização de um sonho para Bom Conselho. “Sem dúvida, esta instituição é um símbolo importante da prioridade que tem o Governo do Estado”

A escola também oferece a modalidade de Ensino à Distância (EAD) e atende a 327 estudantes com cursos de Técnico em Administração, Técnico em Biblioteconomia, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Logística, Técnico em Multimeios Didáticos, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Segurança do Trabalho

Cinara Marques, da Redação

Com ImprensaPE

Fotos: Heudes Regis/SEI

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar