Cultura e TurismoNegóciosPernambuco

Em Santa Maria da Boa Vista, secretários de turismo de Pernambuco planejam ações para incrementar a indústria turística no Estado

Mais de vinte municípios estiveram representados, além de integrantes do trade e autoridades governamentais que atuam no segmento do turismo pernambucano

A cidade de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, sedia até este sábado, 24, o 2º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco. Organizado pela Associação dos Secretários Municipais de Turismo de Pernambuco  (Astur/PE) com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e parceiros, a discussão teve como finalidade, apresentar projetos, condições de trabalho e metas para disponibilizar uma nova realidade da indústria do turismo no estado, do litoral ao sertão.

O prefeito Humberto Mendes e a secretária municipal de Turismo, Sílvia Graciliano, abriram o Fórum nesta sexta-feira, 23, e estiveram na mesa de trabalhos organizada no auditório do Fórum da cidade. A equipe de organização, capitaneada pelo presidente da Astur/PE, Paulo Sérgio, e demais palestrantes, também elogiaram o empenho da secretária de Turismo para que este encontro acontecesse no sertão.

“Esse encontro foi uma batalha, viajei nessa vinda desse debate para cá e seria em maio em outra cidade, mas que bom que foi agora e veio para nossa cidade. E tivemos outros eventos, a nossa orla tem atraído turistas, as pessoas têm cuidado. Temos também outro atrativa e hoje uma prévia mostrou porque a Serenata da Recordação se consolidou de fato esse ano como evento do Vale do São Francisco”, disse Sílvia que esteve junto com Alice Jericó, secretaria municipaL de Cultura.

Sílvia pontuou que a cidade tem potencial turístico, mas precisa trazer ou criar um produto âncora para  se tornar atrativo turística  o ano todo e citou como produto principal para trazer turistas á cidade pioneira na produção de vinhos finos no semiárido pernambucano, o “magnifico” Rio São Francisco.

“Unir o rio e a caatinga, o Sertão é isso. É o meu principal produto turístico e não exploramos ainda, por ser tão nosso. Minha ideia é dispor de um catamarã e uma ilha estruturada para passeio e aí garanto sim o fluxo de turistas na cidade e tenho como cobrar melhorias em nossas estrutura de recepção e todo o nosso trade”, assinalou a secretária.

Entre as atrações do Fórum da Astur na cidade, desta para a interlocução entre as regiões do Circuito Turístico Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba – MG e Região Turística Ilhas e Lagos do São Francisco – PE, por Mabel Aquino, diretora de Turismo de Petrolândia e Charles Sá, secretário de Turismo de Belém de São Francisco.

GASTRONOMIA E HISTÓRIA

Hoje pela manhã, aconteceram palestras terão e nesta tarde, o grupo realiza um passeio pelos equipamentos turísticos de Santa Maria da Boa Vista, aprecia a gastronomia regional e faz um tour pelo Sítio Histórico e a nova orla de Santa Maria da Boa Vista.

A programação tem ainda a participação especial de uma  uma prévia da Serenata da Recordação com direito a um belíssimo show pirotécnico.

 

 

 

Redação

Com ASCOM

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar