Bastidor (Cinara Marques)Colunas

BASTIDOR: Legislativos mais perto da população através da tela da televisão

Por Cinara Marques

Os eleitores terão novidades nos legislativos em Pernambuco e em Petrolina, maior cidade do sertão do estado. Eles agora poderão acompanhar a atuação de deputados na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe|) e dos vereadores petrolinenses, maior colégio eleitoral da região, por canais próprios de televisão. Essas são as novidades para este segundo período legislativo do ano nos dois poderes. Já está no ar no canal digital 28.2, a TV Alepe onde uma parte dos pernambucanos poderá acompanhar as reuniões plenárias, ao vivo, além de reuniões e tudo o que acontece na Casa de Joaquim Nabuco.

O retorno dos trabalhos legislativos na Alepe, após o período de recesso no mês de julho, foi tema de pronunciamento do presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), na Reunião Plenária da quinta (1º). O chefe do Poder Legislativo estadual ressaltou o início da transmissão televisiva ao vivo das atividades parlamentares por meio da TV Alepe.

“A partir de agora, não só as Reuniões Plenárias, mas também debates nas comissões, audiências públicas, solenidades e outros eventos promovidos por esta instituição poderão ser acompanhados por muito mais pernambucanos e pernambucanas”, salientou o presidente. “Isso vai propiciar mais transparência para o processo legislativo”, disse o presidente, lembrando que a nova TV Alepe é resultado de esforços da legislatura atual e das anteriores.

A TV Alepe começa as atividades com sinal para toda a Região Metropolitana do Recife. O objetivo é que a cobertura se estenda para todo o Estado a partir de 2020. Ela também estará presente no YouTube, no Instagram e no Facebook.

No caso de Petrolina, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Osório Siqueira, PSB/PE, anunciou em entrevistas na imprensa local que em breve entrará no ar a TV Câmara. Sobre esse novo canal de informação, o presidente comentou.

“Pela primeira vez no Sertão, talvez até em Pernambuco, a Câmara de Petrolina vai inaugurar a transmissão ao vivo das sessões”, comemorou o chefe da Mesa Diretora do legislativo petrolinense durante entrevista ao Blog e programa Nossa Voz, da Rádio Grande Rio FM, em Petrolina.

Durante o anuncio, Osório acrescentou que os preparativos para a implantação do canal de televisão do legislativo da cidade, estão sendo feitos em parceria com a TV Câmara, da Câmara Federal.

#afraseeofato

Olavo de Carvalho (Foto: Portal R7)

“Um imbecil diplomado é um perigo para a sociedade. Diplomado e fardado, perigo duplo.” (FSP). Do guru bolsonarista, Olavo de Carvalho, sobre a nomeação feita por Jair Bolsonaro, do coronel reformado Weslei Maretti para a Comissão de Mortos e Desaparecidos. A frase foi dita por Olavo, após ser atacado por Maretti. O guru do grupo de Bolsonaro, disse essa frase quando criticou um texto postado num site em 2015, po Maretti, que exaltou o período da ditadura militar no Brasil, chamando de “revolução militar”, um regime de exceção e de ataque ao estado democrático de direito e que durou 24 anos no país, entre 1964 e 1985, O período que mancha a história do Brasil, acumula até hoje, denúncias de várias mortes e desaparecidos sem explicação na época, gente que lutava contra o regime ditatorial.

Aesbe: sai Roberto Tavares (Compesa/PE), entra Marcus Vinicius (Cagepa/PB)

O presidente da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), Roberto Tavares, depois de dois mandatos à frente da Associação das Empresas Brasileiras de Saneamento) – Aesbe, passou o bastão na última terça, 30, para o presidente da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius Fernandes Neves.

Marcus Vinícius (Cagepa) ao lado de Roberto Tavares (Compesa) e do vice eleito, Ricardo Soavisnski (Saneago-GO)

O gestor da companhia paraibana foi eleito durante assembleia que reuniu os presidente das empresas do setor em todos os estados. Na reunião, além de escolher o novo presidente Marcus Vinícius, o grupo elegeu também o vice-presidente da Aesbe, Ricardo Soavinski – Saneago (Goiás).

A Aesbe em mais de três décadas de atuação, operou em mais de 4 mil municípios, atendendo cerca de 75% da população urbana brasileira, nos mais diferentes climas e regiões.

“Houve uma atuação muito forte da Aesbe nos últimos 5 anos por conta da mudança no Marco Regulatório do setor. Pedimos essa mudança, mas infelizmente o Governo Federal optou não pelo caminho do diálogo para a construção de um Projeto de Lei, mas por medidas provisórias que acirraram muito os ânimos”, contou o presidente da Compesa.

Roberto Tavares teve seu mandato estendido por duas vezes, por consenso dos representantes das companhias de saneamento, devido ao debate nacional em torno das mudanças do Marco Regulatório do Saneamento, a partir das Medidas Provisórias (844 e 868), editadas pelo Governo Federal, que caducaram (atualmente, cinco Projetos de Lei tramitam no Congresso Nacional sobre o tema).

‘Pela ordem’: Câmaras de Petrolina/PE e Juazeiro/BA retomam atividades

Plenário Câmara de Petrolina – Foto: Jean Brito

A partir deste semana, as Câmaras de Vereadores de Petrolina/PE e Juazeiro/BA, as duas maiores cidades do Vale do São Francisco, retornam as atividades em plenário. Em Petrolina, que reinicia as sessões na terça, 6, a partir das 9h, umas das novidades é a presença do vereador Alvorlande Cruz, PSL. Ele assumiu o mandado por ser primeiro suplente da coligação que elegeu o ex-vereador Domingos de Cristália, PSL. Domingos foi cassado pela Justiça Eleitoral em Pernambuco, após ser acusado de abuso de poder econômico durante a eleição em 2016. Ele nega as acusações e já recorreu da sentença, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além de mudanças nas cadeiras, a Casa do Povo em Petrolina, virá com novidades no sistema de som e na estrutura destinada à imprensa que acompanha as sessões. Os serviços contemplaram ainda outros setores da Casa Plínio Amorim.

Vereadores de Juazeiro (Foto-ASCOM)

Nova configuração

Em Juazeiro/BA, o poder legislativo da cidade da região Norte baiana, também reinicia os trabalhos com mudanças entre seus integrantes. Tomou posse na quinta-feira (1º), o vereador José Ilton Andrade Santos (PRB) em solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal. A cerimônia foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Alex Tanuri (PSL). O ato também marcou o retorno da vereadora Tia Célia (PTC).

O vereador Jose Ilton assume a vaga do vereador Fabinho de Pinhões (PRB) que se licenciou para cargo na gestão do prefeito Paulo Bomfim, PC do B/BA.  Já Tia Célia retomou a função, após passar um tempo ajudando a gestão municipal. Josafá Mota (PTC) que estava na cadeira da parlamentar, volta à suplência.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar