Cultura e TurismoNegócios

Artista plástico de Petrolina fará estátua histórica de ‘Seu Lunga’ em Juazeiro do Norte/CE

Ranilson Viana foi selecionado numa disputa com outros artistas e trouxe para Petrolina, o feito de imortalizar um dos personagens mais emblemático e controverso da cultura nordestina.

Da Redação

Petrolina/PE, no sertão do São Francisco, será lembrada para sempre por ser a terra do artista e escultor, Ranilson Viana, selecionado para produzir a estátua de Joaquim dos Santos Rodrigues, mais conhecido como o folclórico Seu Lunga. O monumento será erguido em Juazeiro do Norte, no cariri cearense, terra onde esse que é um dos personagens mais emblemáticos e controversos da cultura nordestina, iniciou sua fama.

O resultado da concorrência foi divulgado nesta quinta-feira, dia 5, pela Prefeitura de Juazeiro do Norte. Com mais esse trabalho no curriculum, Ranilson vai ampliando sua galeria de grandes personagens. Ele que já vez ícones como como Dom Avelar, Miguel Arraes, Eduardo Campos e outros personagens da história de capitais como Recife, Brasília e Fortaleza.

Ranilson tem também na sua galeria de esculturas, o busto do deputado federal Osvaldo Coelho, falecido há quase quatro anos, nome que representou um momento importante da política petrolinense. O artista tem ainda um projeto audacioso de implantar no interior, na região de sequeiro de Petrolina, um parque de esculturas gigantes.

“Eu fui me especializando na área de retratação e mais uma vez tive essa imensa alegria de vencer uma concorrência e produzir um dos símbolos de nossa cultura”, disse o artista plástico.

A vitória de Ranilson é também do Vale do São Francisco e uma forma de mostrar que os talentos locais são bons e não devem nada a nenhum de fora. Vale ressaltar que a Prefeitura de Juazeiro da Bahia, foi buscar fora da região, um escultor para fazer a escultura do jogador Daniel Alves. Pelo jeito, nem precisava, pois a conquista de Ranilson Viana em Juazeiro do Norte, é um exemplo que o artista poderia ser encontrado por aqui mesmo.

Segundo Ranilson, a estátua de Seu Lunga será feita em tamanho real, num projeto elaborado e financiado pela Secretaria de Turismo de Juazeiro do Norte.

“Fico realmente feliz e sei que são conquistas como essas que me fazem acreditar que estou no caminho certo, levando minha arte e o nome de Petrolina e do Vale do São Francisco, para o mundo”, registrou Ranilson.

ÍCONE

Joaquim Rodrigues dos Santos, o Seu Lunga, nasceu em Caririaçu, na região do Cariri no Ceará, mas foi em Juazeiro do Norte que sua fama se espalhou pelo Brasil e o mundo. O jeito de mal humorado quando falava com as pessoas se transformou em piadas de todos os formados, cordéis, inspirou personagens de programas humorísticos e foi retratado no cinema e na TV.

Na sua loja de sucata, no coração de Juazeiro do Norte, pertinho da Igreja do Socorro, onde de tudo se vendia, Seu Lunga foi ganhando fama pelo jeito ‘curto e grosso’ de falar com todos, na verdade, era bem ignorante mesmo o danado. Ele faleceu em agosto de 2014, em Barbalha, cidade próxima a Juazeiro, quando se tratava de um câncer, mas continua vivo no imaginário do povo nordestino.

Seu Lunga ficou imortalizado e será homenageado com uma estátua retratada em tamanho real pelas mãos de um artista nordestino, um pernambucano de Petrolina, que tão bem sabe imortalizar suas obras.

“Vou procurar fazer sempre com a precisão que me fez chegar a essa disputa que tenho como uma homenagem a minha carreira de escultor e de mostrar que no Vale do São Francisco, a riqueza vem da fruticultura irrigada que levou a outros bons frutos”, concluiu Ranilson Viana.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar