Política

Lideranças petistas de Petrolina-PE montam suas estratégias para o PED 2019

O PED é o Processo de Eleições Diretas do PT que acontece há cada quatro anos, onde os filiados escolhem os novos dirigentes da sigla no município, estado e no comando nacional

As eleições internas do Partido dos Trabalhadores para a renovação dos diretórios municipais e escolha das chapas estaduais e a da nacional, ocorrem no próximo domingo, dia 8, em todo o País. Em Petrolina-PE, no sertão do São Francisco, as eleições acontecem a partir das 8h até às 17h na Câmara de Vereadores. Os grupos internos e tendências partidárias se uniram na cidade para apoiar o nome de Robson Nascimento, coordenador regional do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), para dirigir o diretório petrolinense.

O PT conta com dois mandatos na Câmara de Vereadores de Petrolina que são da vereadora Cristina Costa e do vereador Gilmar Santos; com cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco, ocupada pela deputada estadual Dulcicleide Amorim e ainda tem o ex-deputado Odacy Amorim, primeiro suplente para a Câmara Federal e representando a cidade na aliança com o governo Paulo Câmara, como presidente o IPA (Instituto Agronômico de Petrolina).

Para a vereadora Cristina Costa, Petrolina vem fortalecida nesse processo que será o primeiro PED (Processo de Eleição Direta) sem a presença da ex-deputada Isabel Cristina, falecida há dois anos. Ela explica que o seu nome foi colocado para a candidatura a presidente do PT no estado, mas devido ao trabalho de fortalecimento da legenda no interior, dos compromisso do mandato, foi entrada em consenso para que ela disputasse como vice na chapa encabeçada pelo atual presidente, Glaucos Lima e apoio de lideranças como a deputada federal Marília Arraes.

“Nossa colocação é que as decisões partidárias sejam descentralizadas, para que não levem as coisas só à Recife, mas que venham para os municípios, fazer as discussões no interior. Esse é o reconhecimento que estaremos defendendo, de todos os diretórios estaduais, desse fortalecimento”, considerou Cristina Costa.

 Ainda sobre o PED, a vereadora frisa que a força que defende é que as decisões não venham de cima para baixo. “Vamos trabalhar para contribuir com um maior número de delegados e intervir no debate do PT em nível de estado com essa interiorização do partido”, acrescentou a vereadora que apesar também se une as demais lideranças da sigla no município na proposta para a direção do partido que é a defesa do nome da deputada federal e atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann que vem com a tese defesa intransigente de Lula Libre. “É a luta da correção de uma injustiça”.

Para o vereador Gilmar Santos, o PED é um modelo democrático único no sistema partidário do Brasil, onde coloca mais uma vez a democracia que o PT defende que não fica só na teoria e sim na prática quando os próprios filiados decidem os seus destinos partidários. “É o momento de pensarmos o fortalecimento do PT, de reafirmação do projeto do ex-presidente Lula e da ex-presidente Dilma e a gente convida todos os filiados e filiadas para comparecer no domingo à votação. Vamos fortalecer esse projeto que tanto fez bem ao nosso País”, sinalizou o vereador professor Gilmar.

O vereador caminha com a vereadora Cristina na defesa da chapa municipal e estadual, mas a tese para o comando nacional, a defesa será a encabeçada pelo candidato Valter Pomar, integrantes histórico, professor, já ocupou diversos cargos no comando nacional do partido e que segundo o vereador, defende esse retorno de maior reaproximação do PT com os movimentos populares e sociais. “Esse é também o nosso pensamento e vamos votar para que o companheiro Valter Pomar possa ser o nome a fazer esse resgate”, destacou Gilmar.

Para a deputada Dulcicleide Amorim, lide da legenda na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a existência do PED é um dos exemplos mais claros que quando do PT mostra que é defensor intransigente da democracia, é em todos os sentidos. Ela lembra que a sigla é a única que coloca de forma democrática, a decisão do comando partidário não mãos dos filiados, através de votação direta.

“A gente tem que cada vez mais diminuir as indiferenças no processo interno. Estamos apoiando o nome para a chapa estadual o deputado Doriel Barros que tem larga experiência nos movimento sociais, veste a camisa dos movimentos, tem mostrado comprometido com o trabalho dele e sou honrada em tê-lo como meu vice líder que conta com apoios importantes como do senador Humberto Costa e o deputado federal Carlos Veras. Em Petrolina estamos na defesa do nome de Robson do Sintepe e na nacional, a gente caminha juntos com os companheiros Cristina e Gilmar, defendendo a tese defendida pela deputada Gleisi Hoffmann”, revelou Dulcicleide.

A parlamentar defende a tese da candidatura própria como mais um momento de fortalecimento do partido em Petrolina. “Para o PT é mais do que importante ter a candidatura própria, mas essa discussão só inicia após do PED, mas a minha visão é sim a defesa da candidatura própria”, acrescentou Dulcicleide.

O presidente do IPA tem colocado em diversas entrevistas sobre as eleições diretas que o importante é que o PT continue seu caminho de crescimento, da defesa da liberdade do ex-presidente Lula e de fazer o que foi feito ao longo de 13 anos á frente do país. “Nós defendemos a democracia na prática e um país justo como o que vivenciamos nos governos de Lula e Dilma. Vamos manter nossa coerência de caminhar na defesa de quem mais precisa e de levar o partido sempre nessa linha. A discussão interna do partido é importante e hoje estamos com uma chapa de consenso nessa disputa de domingo com o amigo Robson e o grupo em que milito junto com a deputada Dulcicleide estará na defesa do nome do deputado Doriel Barros para o comando do PT no estado. E nosso apoio é para que a deputada Gleisi Hoffmann continue como presidente nacional”, registrou Odacy.

 

 

Por Cinara Marques

Portal Tribunna

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar