Política

SOS Transposição: Autoridades nordestinas vão acionar o MPF para que Governo Bolsonaro volte a bombear água para o Eixo Leste do canal inaugurado em 2017

Programação integrou também a 'Caravana Lula Livre' no Nordeste e reuniu um grande público em Monteiro, no cariri paraibano, representando vários segmentos, como o ex-ministro Fernando Haddad que disputou a presidência da República.

Liderado, na Paraíba, pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), o evento SOS Transposição, realizado neste domingo, 1º, em Monteiro, na região do cariri paraibano, levou ao município caravanas de todo o Nordeste que cobraram do Governo Federal a conclusão das obras da transposição no Eixo Norte, em Cajazeiras-PB e o fim da suspensão do bombeamento das águas do São Francisco no Eixo Leste, em Monteiro. Em seu discurso, o ex-governador Ricardo Coutinho disse que essa solicitação não ficaria apenas no discurso.

“Iremos acionar o Ministério Público Federal para fazer um direito do povo nordestino e denunciar o presidente Jari Bolsonaro como crime contra a humanidade”, detalhou Ricardo para um público revoltado com o tratamento que Bolsonaro vem dando ao Nordeste e especial, á transposição desde que assumiu a presidência. “Esse governo não protege a Amazônia e a gente clama aos líderes internacionais que o Nordeste e seu povo, também vêm sendo perseguidos. Nós iremos resistir, mas temos que solicitar esse olhar de fora aqui também para nós”, acrescentou Coutinho.

Para o ex-ministro e ex-candidato à presidência da República, Fernando Haddad,  o presidente Jair Bolsonaro não é nem louco nem burro, “ele é ruim mesmo e não gosta de gente. “Ele jamais teria coragem de vir aqui dizer por que parou essa obra. Na era Lula quem sempre puxou o PIB do Brasil pra cima foi o Nordeste. Hoje estamos unidos aqui para defender a obra da transposição”, disse Haddad.

ENTENDA

O Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, em Monteiro, foi inaugurado em 2017 pelo então presidente Michel Temer. Logo em seguida, o cenário foi palco de um ato histórico que foi batizado pelos organizadores de ‘Inauguração Popular da Transposição’ que contou com a presença do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff.

A transposição do Rio São Francisco chegou a levar água para cidades da região, mas o fornecimento foi suspenso pelo Governo Federal  em fevereiro deste ano sob a alegação de que a interrupção foi necessária devido a “defeitos nas obras”. Políticos de oposição contestam a demora para o restabelecimento do bombeamento da água e afirmam que a o corte no abastecimento foi feito por questões políticas.

‘Eu conclamo os deputados nordestinos, toda a bancada nordestina, aqueles políticos que têm vergonha na cara querido deputado João Campos, para cobrar a imediata religação da água do Eixo Leste”, complementou o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, citando o deputado pernambucano do PSB que estava ao lado da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, presidente nacional do PC do B e do senador Humberto Costa, do PT, neste domingo no SOS Transposição em Monteiro.

O ato também foi dedicado também à Amazônia que sofre queimadas e ataques com mais intensidade desde o início do Governo Bolsonaro e também pela libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por Cinara Marques

Portal Tribunna

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar