LocalPernambuco

Abertura da 5ª Semana de Tecnologia e Ciências promovida pela FTC marca o início das atividades do evento

A faculdade também deu início ao 7º Seminário de Iniciação Científica da Rede FTC

Redação Portal Tribunna com ASCOM

A FTC Petrolina iniciou, nesta segunda-feira (21), a programação da 5ª Semana de Tecnologia e Ciências – SETEC e do 7º Seminário de Iniciação Científica da Rede FTC. O evento é gratuito e, este ano, vem com o tema “Bioeconomia, diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. A programação segue até o sábado (26) com a realização de palestras, exposições e oficinas. Acompanhe nossa programação em ftc.br/setec.

A abertura contou com a apresentação da palestra “O Rio São Francisco como fonte de Bioeconomia”, ministrada pelo Doutor em Educação e Diretor de Gestão Ambiental da Agencia Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Aloisio Gomes, que agradeceu o convite da Rede FTC. “No mês de aniversário do Velho Chico, fico muito feliz em falar sobre biotecnologia, ou seja, a vida, a tecnologia e em particular, o rio. Nós vivemos às margens do Rio São Francisco e não preservamos, pelo contrário, destruímos. É um momento de reflexão, no qual plantamos uma semente de conscientização e cuidado em cada um. Pensar em como produzir sem destruir; e se destruir, repor. A Instituição está de parabéns por debater este tema”, enfatizou.

Nesta terça-feira (22), 40 alunos do ensino médio da escola Osa Santana de Petrolina participaram da oficina “Robótica com uso de materiais recicláveis”, comandada pelos professores Fabrizio Porfírio, Robério Aguiar e Denise Almeida, no laboratório interdisciplinar III. Os estudantes conheceram os laboratórios e as instalações da FTC, bem como acompanharam de perto as experiências acadêmicas na prática.

O aluno Ramon Rodrigues elogiou a iniciativa. “Tivemos a honra de sermos convidados pela FTC. Estamos construindo coisas surpreendentes com materiais que achávamos que não serviam e são normalmente reutilizados. É maravilhoso este trabalho em grupo, todo o aprendizado que vem junto e saber que estamos fazendo um bem maior para o meio ambiente”, afirmou.

O diretor da FTC Petrolina, Andrei Mello, reafirma o compromisso da Rede FTC com a construção de uma educação profissional de qualidade e tecnológica. “Este movimento é muito importante no meio acadêmico, pois é necessário fomentar a reflexão de vários temas nestes jovens e desde cedo responsabilizá-los por um desenvolvimento eficaz e que respeite o meio ambiente. Vamos juntos continuar articulando ações para formação de mentalidades modernas e conscientes”, destacou.

Programação continua com oficinas na FTC Juazeiro e Petrolina

A semana prossegue com diversas oficinas que trazem a Bioeconomia como uma oportunidade de negócios acessível. Entre as oficinas oferecidas em Petrolina, estão as de “Cultura e Criação de horta orgânica” e “Manuseio de cimento e argamassa”. Em Juazeiro, a programação inclui a oficina de “Bioalimentos como alternativa sustentável e saudável”. Já no dia 25, ocorrerá a apresentação do Trabalho de Iniciação Cientifica –Edital 01 de 2018 por uma estudante de Psicologia da FTC. Para conferir a programação completa, confira o site da V SETEC http://bit.ly/ftc-setec.

Na FTC de Juazeiro, a 5º SETEC começou sua programação nesta terça-feira (22), com a palestra “Biofuturo: o que esperar da saúde em tempos de inovação e tecnologia”, ministrada pelo Doutor em Ciências da Saúde, Daniel Tenório da Silva.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar