Agricultura FamiliarTRIBUNNA Rural

Agricultores participam de entrega simbólica dos certificados do Cadastro Ambiental Rural em Juazeiro/BA

Dezenas de agricultores familiares participaram na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da APLB Sindicato em Juazeiro, da entrega simbólica dos certificados do Cadastro Ambiental Rural CAR/CEFIR. A ação foi uma realização parceria da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) do governo do estado da Bahia, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ).

Na ocasião o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, falou da importância da parceria entre o estado e o município. “Essa nossa parceria com o governo do estado tem trazido bons frutos. O governador Rui Costa tem feito muito por nossa cidade e região e acredito que a entrega dos certificados do Cadastro Ambiental Rural é mais um deles. Quero parabenizar a todos e dizer que estou honrado por fazer parte dessa importante ação”, disse.

O secretário de Meio Ambiente da Bahia, João Carlos Oliveira, destacou a satisfação em entregar as certificações em Juazeiro. “Estou muito feliz em está realizando a entrega das certificações aqui em Juazeiro. É muito importante realizar ações de fortalecimento sustentável para os agricultores familiares, pois são os grandes responsáveis por levar o alimento para a mesa do brasileiro”, destacou.

Todos os distritos de Juazeiro estão sendo contemplados com os certificados do CAR – um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais. Para a agricultora familiar, Marileide Macedo Evangelista, obter o cadastramento da sua terra, é uma grande vitória. “Estou imensamente feliz em poder receber a certificação. Em nome dos agricultores familiares de Juazeiro quero agradecer a todos que fizeram essa importante ação acontecer, uma grande vitória”, declarou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), Emerson José (Mitu), explicou que “o CAR possibilita acesso a linhas de créditos e será automaticamente inserido no Programa de Regularização Ambiental (PRA) do Ministério do Meio Ambiente”, disse. Já o representante da Câmara Municipal de Juazeiro, o vereador Tiano Felix, afirmou que o momento é importante para a agricultura familiar do município. “O governo do prefeito Paulo Bomfim tem fortalecido cada vez mais a zona rural do município, desenvolvendo atividades em prol dos agricultores em especial a agricultura familiar”, disse.

As propriedades que estão recebendo os certificados do cadastro ambiental rural, irão compor a base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além do combate ao desmatamento. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Elayne Borges, agradeceu a todos os parceiros. “Quero agradecer ao governo do estado e aos parceiros por fazerem dessa ação uma realidade, como mulheres do campo, sabemos que as ações e os projetos voltados para a zona rural são importantes. Estou imensamente feliz em fazer parte desse momento”, afirmou.

Vale destacar, que os demais certificados estão sendo entregues das 08h às 14h, na sede da ADEAP, localizada na Rua Oscar Ribeiro, 110, Centro, Juazeiro.

Redação Portal Tribunna com ASCOM

redacaotribunadoestado@gmail.com

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar