LocalPernambuco

Estudantes passam por avaliação em português e matemática em Petrolina/PE

Nesta quinta-feira (28), acontece em todo o território pernambucano a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (SAEPE). Na rede Municipal de Petrolina, mais de 11 mil alunos estão participando da avaliação em 81 unidades escolares. A avaliação externa visa estimar o desempenho dos estudantes das instituições e redes de ensino em diferentes áreas de conhecimento e níveis de escolaridade e ajudar os gestores escolares no desenvolvimento de políticas educacionais e para o fortalecimento da qualidade da educação pública no estado.

Em Petrolina, cerca de 11.417 estudantes farão a avaliação composta por questões de português e matemática. Serão, 5.020 do 2º ano, 4.911 do 5º ano e 1.486 do 9º ano. A Avaliação possui duração de três horas para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental e de duas horas e trinta minutos, para os estudantes do 5º e 9º anos Ensino Fundamental. Estarão envolvidos cerca de 278 aplicadores de turmas regulares e 144 aplicadores extras. A equipe organizadora é composta por um Coordenador Municipal, um Apoio Municipal e dois Apoios logísticos.

Petrolina conquistou, em 2018, o maior resultado do 5º ano em Língua Portuguesa, dos últimos 10 anos, alcançando o nível ‘Desejável’ pela primeira vez na avaliação do SAEPE. O município ficou em primeiro lugar entre os seis maiores municípios, em população, com resultados positivos no ranking, à frente de cidades como Caruaru, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Durante uma década, Petrolina permaneceu no nível ‘Básico’.

Para a secretária executiva de Ensino, Rosane Costa, o ótimo resultado alcançado na última avaliação deve se repetir em 2019. “Sempre trabalhamos para oferecer a Petrolina uma educação na rede municipal de muita qualidade. Desde que assumimos o primeiro lugar no pódio das cidades com mais de 100 mil habitantes em Pernambuco, o resultado que nos orgulha também nos motiva ainda mais em busca de novas conquistas”, destaca.

O resultado do Saepe sai no início de fevereiro de 2020, no site da Secretaria de Educação do Estado (www.educacao.pe.gov.br).

Redação Portal Tribunna com ASCOM

redacaotribunadoestado@gmail.com

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar