Política

Vereador toma posse para oitavo mandato na presidência da Acosap

Manoel da Acosap tem entre as prioridades do seu mandato, a defesa dos agentes comunitârios de saúde e de endemias de Petrolina/PE

A nova diretoria executiva da Acosap (Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina), foi empossada nesta terça-feira (5), durante a realização do 1º seminário dos ACS – (Agentes Comunitários de Saúde) e dos ACE – (Agentes de Combate às Endemias), do Sertão do São Francisco, realizado no salão de eventos da Associação. Em tempo, o órgão comemorou os 26 anos de atividades na região.

Para o biênio 2019/2021, a Acosap será administrada pelo presidente Manoel Antônio Coelho Neto, a vice–presidente, Suyla Karina Dias de Carvalho e demais membros.

Considerada uma das Associações mais organizadas em relação aos agentes de Endemias de Pernambuco e Bahia, e um marco no serviço em Petrolina, a nova gestão terá como meta implementar o plano de cargos e carreiras no município, e inserir os Agentes na Reforma de Previdência, mas sem retrocessos financeiros para a categoria.

Lembrando dos tempos das mobilizações na Capital Federal para conquistar direitos para os agentes de saúde. Manoel da Acosap ressaltou que esses 26 anos de atividades não foram fáceis, pois naquele tempo, as caravanas iam ao Parque Bandeirantes e comiam pão com mortadela: ¨Não tínhamos dinheiro para comprar um prato de comida, mas tínhamos dignidade para lutar pelas suas cidades e seus estados lá em Brasília”, recordou enfatizando ainda que: ‘Não vamos desistir da luta’.

Seminário

Ministrado pela Presidente da Conacs (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica dos Santos Correia. O seminário teve como tema: “A apresentação do modelo de inclusão das Categorias ACS e ACE na PEC 06/2019, na Reforma da Previdência”.

Para Ilda Angélica a categoria deve viver cotidianamente a partir do jargão da Confederação Nacional que diz “ a união faz a força”. Ela ressaltou que a Conacs em reunião com o ministro da saúde – Luiz Henrique Mandetta apresentou mudanças para os Agentes de saúde.

“Nós conquistamos com o ministro Mandetta o curso técnico do agente comunitário de saúde e o curso técnico dos agentes de combate as endemias. Nós vamos nos elevar do nível médio, para o nível técnico”.

Redação Portal Tribunna com ASCOM

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar