Política

De forma inédita, distribuição de sementes do IPA acontece em janeiro

Todos os 56 municípios sertanejos serão beneficiados.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, iniciam de forma inédita, a distribuição de sementes para os agricultores do sertão pernambucano.

Batizado de Programa Campo Novo e uma iniciativa do Governo de Pernambuco, a primeira distribuição ocorreu nesta quinta, 16, em Custódia, no sertão do Moxotó.

Ao todos serão distribuídos por meio do programa, 445 toneladas de milho e 85 de sorgo forrageiro para agricultores dr 56 municípios do Sertão. As sementes chegarão aos agricultores exatamente na quadra chuvosa da região, que vai de dezembro a março. Cerca de 75 mil famílias de agricultores serão beneficiadas.

“A previsão da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima) para este ano são de chuvas normais a acima da média no Sertão, daí a importância das sementes chegarem à mão de vocês neste momento”, destacou Dilson, durante evento do Programa Campo Novo realizado no Parque de Exposições de Custódia.

Com investimento global de R$ 1,9 milhão, as sementes distribuídas sob a coordenação do IPA, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), vão permitir o cultivo de 22.250 hectares de milho, com uma produção estimada de 225 mil toneladas, e 16.500 hectares de sorgo, com uma produção que pode chegar a 530 mil toneladas de massa verde (forragem) para alimentação animal.

“Até o final da próxima semana, teremos chegado com as sementes a todos os municípios sertanejos. Esse foi um compromisso que assumi e que pela primeira vez, estamos podendo cumprir no começo das chuvas. Um respaldo positivo que recebemos do secretário Dilson Peixoto e do governador Paulo Câmara. É assim que nós trabalhamos e atuamos em nossa gestão frente do IPA, estar cada vez mais próximo das pessoas”, destacou o presidente Odacy Amorim.

Participaram ainda da ação em Custódia, o prefeito Manuca, o deputado federal Carlos Veras, PT; o presidente do Iterpe, Altair Patriota; além de técnicos e diretores da SDA, do IPA e do Iterpe.

 

 

 

Por Cinara Marques

Portal Tribunna

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar