LocalPernambucoPolítica

Miguel Coelho reinaugura a revigorada Biblioteca Pública Municipal Cid Carvalho

Fechada há quase cinco anos, a Biblioteca construída em 2003 na gestão do ex-prefeito e hoje senador Fernando Bezerra Coelho, ganha modernização e ampliação nos serviços destinados aos estudantes e demais petrolinenses e visitantes

Na primeira inauguração do ano de seu governo, na verdade, reinauguração, o prefeito de Petrolina (Sertão de Pernambuco), Miguel Coelho, promoveu a entrega da requalificação da Biblioteca Pública Municipal Cid Carvalho. Segundo ele não foi um obra “tão custosa”, foram investidos pouco mais de R$ 500 mil na recuperação do espaço, mas era um equipamento em que a população estava carente.

Na presença das lideranças que lhe dão sustentação política em sua gestão, a exemplo do senador e seu pai, Fernando Bezerra Coelho, MDB, que construiu a Biblioteca e inaugurou em setembro de 2002 em sua segunda gestão como prefeito de Petrolina; e dos seus irmãos, o deputado federal Fernando Filho e o deputado estadual Antônio Coelho, ambos do DEM, Miguel disse que assumiu o governo, tendo a informação que o prédio tinha sido reformado, só precisava “pegar a chave e abrir”, mas frisou que quando entrou, se assustou com viu no espaço, com uma estrutura totalmente inadequadas para quem trabalhava e visitava o prédio.

Foto: Jonas Santos/PMP

“Para a nossa surpresa, o equipamento não parecia mais uma Biblioteca, mas mais um depósito, com muitos problemas e eu sempre sendo cobrado pela reabertura da Biblioteca, então aquilo me incomodava. Fomos atrás de um novo projeto, fechamos a estrutura em definitivo. Foi uma luta foi diária para o dinheiro chegar e licitar para iniciar as obras. Hoje são mobílias novas, estrutura climatizada, novos computadores, internet gratuita em qualquer lado, máquinas em braile para os estudantes deficientes visuais que estavam todas quebradas e que foram consertadas, bebedouro funcionando e ampliamos o acervo com 100 novos títulos. Outros 3 mil títulos foram comprados pela Prefeitura para encaminhar a todas as creches e escolas municipais que terão todas seu canto de leitura”, revelou Miguel, citando outros avançou que pretende implantar este ano no campo da educação municipal.

O deputado Antônio Coelho parabenizou Miguel pela iniciativa e a consciência de dar a devida importância para a modernização da Biblioteca Municipal. “Que essas melhorias neste equipamento de cerca de 20 anos, possar durar por mais 30 anos e que as novas gerações possam preservar essas instalações”, disse Antônio.

O deputado Fernando Filho vem uma solicitação especial, após parabenizar o prefeito Miguel Coelho por buscar resgatar a imponência dessa arquitetura da Biblioteca Cid Carvalho, complementado o arranjo arquitetônico da área que tem próximo o Centro de Convenções, o primeiro shopping da região e o campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Mas o deputado aproveitou e fez um pedido especial aos petrolinenses.

“Ajudem os servidores dessa estrutura para que possamos preservar ainda mais este equipamento e que ele continue por muito tempo e de forma correta, servindo a nossa juventude e aos nossos estudantes”, reiterou Fernando Filho.

O senador Fernando Bezerra lembrou em sua fala da dedicação que sua esposa, a ex-primeira dama Adriana Coelho, que não pode estar presente na reinauguração, teve quando da construção da Biblioteca Cid Carvalho. Segundo FBC, Adriana acompanhou de perto, se dedicou a chegada do equipamento ao município.

“Foi uma obra díficil que hoje engue de orgulho a todos. Digo que Miguel tem dado passos largos na demonstração do que é ser um bom prefeito. Não basta só realizar as grandes obras que você estar realizando, mas zelar da cidade e foi tem feito isso e bem feito. Os jardins, as praças, as rotatórias. Você fez questão de recuperar todos os equipamentos públicos, justamente para valorizar o servidor que é o time que bota Petrolina pra frente”, discursou o senador Fernando Bezerra.

A secretária de Educação e Cultura, Margareth Zaarponi, lembrou da preocupação do prefeito em recuperar os equipamentos da cultura e da arte em Petrolina. “Esse tem sido o compromisso do prefeito e a recomendação dele foi que esta Biblioteca fosse um prédio modernizado, adequado ao século 21, numa estrutura que foi sucateada pela gestão anterior”, declarou a titular da pasta da Educação de Petrolina.

A vereadora Maria Elena de Alencar, PRTB, era a secretária quando todo o projeto de reforma da Biblioteca Cid Carvalho, teve que ser refeito. “Visitamos a estrutura que nós foi entregue e constatamos que não era a reforma adequada diante da importância deste espaço. Com essa requalificação, a Biblioteca ganha nova estrutura, u espaço bem maior para a cultura e a arte de nossa cidade. Isso tudo é fruto da gestão de resultados do prefeito Miguel Coelho, porque o sucesso é consequência”, disse a vereadora que falou em nome da bancada do prefeito na Câmara durante o ato de inauguração da revitalizada Biblioteca Cid Carvalho.

Foto: Divulgação

O ato contou a presença de vereadores, servidores, secretários municipais, assessores, estudantes, professores e do público que acompanhou a bela apresentação da Camerata 21 de Setembro após a solenidade de entrega do prédio reformado da Biblioteca de Petrolina.

A ova Biblioteca Cid Carvalho funcionará, temporariamente, de segunda à sexta, nos horários das 8h às 20h. Porém, o atendimento ao público deve ser ampliado nos finais de semana ainda este ano.

A expectativa é de uma visitação aproximada de 1600 leitores por mês no espaço.

 

 

 

 

Por Cinara Marques

Portal Tribunna 

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar