BahiaLocalPernambuco

Atenção redobrada: casos de Coronavírus são confirmados em Petrolina-PE e Juazeiro-BA

Principais cidades da região do Vale do São Francisco, tiveram os primeiros casos do Covid-19 testados positivos neste segunda, 23, mas um motivo para que todos respeitem as medidas dos governos e fiquem em casa de quarentena.

#PandemiaCovid19 – Por Cinara Maques

Com as confirmações de casos do Coronavírus na região do Vale do São Francisco, em Petrolina/PE, sertão do São Francisco, e Juazeiro, norte da Bahia, a atenção deve ser redobrada. Toda a população deve seguir as orientações médicas e obedecer os decretos governamentais, não sair de casa, se hidratar, lavrar sempre as mãos com água e sabão e usar álcool em gel ou 70% onde não tiver a água e o sabão.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina, o primeiro caso confirmado da maior cidade do sertão do estado, é de uma mulher que havia ido para fora do país e dia 17 tinha procurado os órgãos de saúde na cidade quando ficou desde então em isolamento domiciliar.

“Recebemos três resultados hoje, sendo dois descartados e um positivo. A paciente testada como positivo está em quarentena, seu estado de saúde é estável e nossos profissionais continuam realizando o acompanhamento de perto. Ressaltamos que não há motivos para pânico, mas é preciso que as pessoas se mantenham em casa como forma de prevenção às doenças respiratórias, conforme vem sendo recomendado”, destaca a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

Na vizinha baiana, Juazeiro, a Secretaria da Saúde informa ainda que o paciente está em quarentena desde que chegou à cidade e sob monitoramento da equipe de Vigilância Epidemiológica. Para a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, as medidas preventivas adotadas pela gestão municipal precisam ser cumpridas pela população.

“Estamos trabalhando há algumas semanas para evitar que o Covid-19 afetasse a nossa população, mas infelizmente Juazeiro tem agora o primeiro caso confirmado. O paciente é do sexo masculino, está sendo monitorando e acompanhando, não apresenta nenhum agravo e nem complicação em seu quadro de saúde. Reforçamos à população que é necessário e obrigatório o isolamento domiciliar”, explicou Fabíola

A região ainda teve o primeiro caso suspeito no município de Curaçá, localizado no entono de Petrolina e Juazeiro. Por isso não custa nada lembrar que o isolamento domiciliar é extremamente necessário nesse momento para que a Covid-19 não se prolifere em nossas cidades do Vale do São Francisco.

BALANÇO

Até esta manhã, Petrolina tinha 14 casos suspeitos do Coronavírus, 8 descartados e 1 confirmado. Em Juazeiro, são 13 casos notificados, seis investigados, seis descartados e 1 confirmado. Outra preocupação em Juazeiro é com os casos da gripe H1N1. Lá existem 38 notificações da doença, 9 confirmados, 21 investigados, 8 descartados e 2 mortes.

Lembrando que nesta segunda foi iniciada a campanha de vacinação contra a influenza e a H1N1 em todo o país para os idosos e profissionais de saúde. Outros grupos serão vacinados dentro desta campanha como crianças, profissionais de educação, entre outros.

O calendários pode ser conferido no site do Ministério da Saúde. A vacinação segue até 23 de maio.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar