AutoNewsNegócios

Emplacamento com placas Mercosul empaca registros de veículos comercializados no Brasil

Por Autonews - Houve recuo nos números superior a 3%.

Os registros de emplacamento de veículos novos em janeiro recuaram nas comparações anuais e mensal, informou nesta terça-feira a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade, o recuo foi de 3,16% em relação ao mesmo mês do ano passado, com 193.464 unidades de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. A federação aponta que os dados foram afetados por problemas no processo de emplacamento no Estado de São Paulo. Desde 31 de janeiro, está valendo para todo o país a obrigatoriedade da nova placa padrão Mercosul.

Segundo a entidade, problemas na emissão de documentos dos veículos novos em São Paulo fizeram com que cerca de 9 mil veículos vendidos no mês passado deixassem de ser registrados no total emplacado no mês no país, contribuindo para uma queda no balanço nacional de licenciamento.  “Não fosse esse problema em São Paulo, os licenciamentos teriam alta de mais de 1% sobre o ano passado”, disse o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr.

Segundo ele, o problema da placa Mercosul, que já foi adotada em vários outros Estados do país, ajudou numa queda de 18,5% nas vendas de veículos novos no Estado de São Paulo no mês passado, para cerca de 51.500. “O impacto maior foi na última semana de janeiro”, quando, historicamente, há mais licenciamentos.

 

 

 

 

Por Autonews

Portal Tribunna com Veja

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar