EleiçõesPolítica

PT bate o martelo: Odacy Amorim é o pré-candidato do partido a prefeito de Petrolina/PE

Em entendimento para fortalecer a sigla, vereadora Cristina Costa retirou seu nome como pré-candidata a prefeita e segue para reforçar sua reeleição à Câmara e ampliar o espaço do PT no legislativo petrolinense. Nota do diretório do PT reforça unidade na definição.

#TRIBUNNAEleições2020

 

“O PT vem tornar público que depois de toda uma construção coletiva, para que tivéssemos um entendimento politico, em que todos assumem compromissos importantes para garantir as condições de atender a necessidade do povo, com a condução do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) estadual , o GTE municipal, os parlamentares do partido, o companheiro Gilmar Santos, a companheira Dulcicleide Amorim e os pré-candidatos, a companheira Cristina Costa e o Companheiro Odacy Amorim, reunidos através de videoconferência, no dia 26 de março, em resolução referendada pelo diretório municipal, apresentamos o Companheiro Odacy Amorim para representar o projeto do Partido dos Trabalhadores como candidato a Prefeito de Petrolina nas eleições municipais de 2020”.

Esse é um trecho da nota do diretório do PT petrolinense, encaminhada nesta manhã de quinta-feira, 2 de abril, para a imprensa, apresentando oficialmente a definição da legenda para a disputa majoritária na maior cidade do sertão pernambucano. Os dois pré-candidatos, a vereadora Cristina Costa e o ex-deputado, atual presidente do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), Odacy Amorim, também se pronunciaram sobre a escolha.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Cristina encaminhou uma nota ainda na noite de quarta, dia 1º de abril, explicando a retirada do seu nome para a disputa majoritária. Ela coloca sua posição como “defensora do projeto de uma nova gestão para o município, de construção coletiva, representando o Partido dos Trabalhadores,  para a disputa das eleições municipais à Prefeitura de Petrolina em 2020.”

Conforme a vereadora, a escolha para o nome de Odacy veio através de um amplo debate com “companheiros e companheiras”, de forma democrática, como sempre foi e continuará sendo, o debate dentro do PT.

“Nesse debate, foi evidenciado o cenário nacional que o país vive desde o Golpe político e agravado pela Pandemia do Coronavírus, com a falta de politica de preservação da vida por parte do governo federal, o PT reafirma o seu compromisso com a vida do povo brasileiro, em primeiro lugar. Petrolina é um município importante nesse cenário, por sua força econômica e destaque político nacional. No combate a esse retrocesso, é inadiável que as forças progressistas apresentem uma frente de mudança ao que se está colocado, para devolver a esperança, o emprego e a dignidade aos brasileiros”, aponta trecho da nota.

O comunicado também aponta o caminho das “forças progressistas” como colocou a vereadora, para o embate com o atual gestor Miguel Coelho, MDB, apontando ser o prefeito, o representante do presidente Jair Bolsonaro e toda a sua política, no campo da disputa municipal.

“É muito significativo que esse processo possa ser iniciado onde há essa representação formal do governo Bolsonaro, como acontece em Petrolina, através do grupo liderado pelo Senador Fernando Bezerra, líder do governo no Senado, do prefeito Miguel Coelho,  “que se alinham com as politicas de retirada de direitos e ao projeto de diminuição do Estado defendido pelo presidente  Bolsonaro”, trazendo o debate nacional para a disputa municipal que se avizinha.

Por fim, Cristina incluiu sua trajetória política que há mais de 20 anos construiu, representando os movimentos sindical, sociais e do campo, referendados em três mandatos como vereadora de Petrolina e nas eleições em 2018 quando obteve mais de 11 mil e 700 votos significativos para a consolidação do PT em nível regional e do seu nome como força estadual, alcançando uma suplência para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Vereadora Cristina Costa partirá para a sua quarta eleição na Câmara de Petrolina-PE

E diante do cenário de entendimento, como apontou a nota acima do diretório municipal do PT, assinada pelo presidente da sigla em Petrolina, Robson Nascimento, a vereadora partirá para a consolidação do seu nome como representante petista na Câmara Municipal, fortalecendo a chapa majoritária  do PT, encabeçada pelo ex-deputado estadual Odacy Amorim, e buscando a ampliação do espaço do partido no campo proporcional para o legislativo petrolinense.

“Sendo assim, Cristina Costa estenderá seu projeto parlamentar na Câmara de Vereadores nas eleições municipais de 2020, na certeza de que o partido pode contribuir ainda mais na defesa dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras que estão sendo retirados por um Governo que coloca o dinheiro acima das vidas humanas”, finalizou a nota da assessoria da vereadora Cristina Costa

VÍDEO

Odacy Amorim, ex-prefeito de Petrolina e atual presidente do IPA, tem seu nome confirmado pelo PT como pré-candidato a prefeito

Odacy Amorim optou por gravar um vídeo também encaminhado à imprensa esta manhã, e postado em suas redes socais, agradecendo a todo o partido, aos filiados, ao diretório e grupos de trabalho eleitoral no município e no estado, pela definição do seu nome. Ele fez também um agradecimento à colega vereadora Cristina Costa pelo entendimento construído; ao vereador Gilmar Santos e também à deputada Dulcicleide Amorim. A definição ocorreu dia 26 de março, mas apenas ontem o diretório municipal referendou a decisão de forma oficial.

“Nós vamos construir um projeto coletivo, e dentro dessa visão de grupo, apontar um caminho de uma cidade inteligente e inclusiva, onde os recursos públicos terão um nível de transparência elevado, onde a sociedade de Petrolina vai tomar conhecimento de cada real que entra nos cofres de ´Petrolina. O momento é de solidariedade, de compromisso e ainda de distanciamento social que é essa a solução que Deus tem permitido para que a gente possa debelar esse vírus. E com o raiar o sol da justiça que a gente vai retomar um projeto do povo que participa, que governa e que faça uma sociedade feliz”, destacou Odacy na gravação.

FILIAÇÕES

O pré-candidato aproveitou também para convidar àquelas pessoas interessadas em disputar um mandato de vereador pelo PT. O prazo de filiações segue até esta sexta, 3, e Odacy convoca para junto com ele, esses novos filiados defenderem “esse novo projeto para Petrolina”.

“Vamos formar a nossa chapa de vereadores. Você que tem compromisso com o trabalho e respeito aos direitos das pessoas de ir e vir, venha se filiar ao Partido dos Trabalhadores para ampliar a nossa bancada. Vamos também renovar os mandatos de nosso representantes. Esse é um desafio em que o mundo nos convoca nesse momento”, completou Odacy Amorim que parte para a sua terceira disputa majoritária, visando voltar a governar Petrolina onde esteve entre os anos de 2007 e 2008.

Confira o vídeo com a fala de Odacy:

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar