Cultura e TurismoNegócios

Informar e divulgar a riqueza, beleza, cultura e tradição histórica e turística da região é a proposta do portal Rotas do Vale

Idealizado e editado pelo jornalista, fotógrafo e designer, Caio Alves, o Rotas do Vale é um portal que pretende divulgar a cultura, as tradições, os pontos turísticos e a arte da região do Vale do São Francisco, focando especialmente as cidades de Casa Nova-BA, Curaçá-BA, Sobradinho-BA, Juazeiro-BA e Petrolina-PE.

Por Cultura e Turismo  –    Cinara Marques

 

Os segredos, as belezas, a história, a arte, a fé e tradição e as novidades. Um conjunto de informações que quem conhece ou já ouviu falar na região do Vale do São Francisco, entre os estados de Pernambuco e Bahia, sabe muito bem que por aqui o que não falta, é atrativo para quem quiser dar o ar da graça, claro, quando passar essa pandemia, por essas bandas.

E e a paixão por esse pedaço ‘lindo de bonito’ do Brasil, simbolizado por histórias que marcam a cultura, o turismo,  as descobertas do Vale, poderá agora ser conferida no portal ROTAS DO VALE. A plataforma digital que inclui um portal informativo/interativo, linkado com todas as mídias sociais.

O site pretende divulgar a cultura, as tradições, os pontos turísticos e a arte da região do Vale do São Francisco, focando especialmente as cidade de Casa Nova-BA, Curaçá-BA, Sobradinho-BA, Juazeiro-BA e Petrolina-PE.. Foi criado pelo jornalista, designer e fotógrafo profissional, Caio Alves.

O jornalista Caio Alves aposta no novo projeto e frisa que é uma forma de prestar contas do seu trabalho (Foto: internet)

Segundo Caio, o ROTAS DO VALE é um portal de informações sobre turismo, arte e manifestações culturais da regão. Ainda conforme o criador, é um verdadeiro passeio de encanto e conhecimento via mídia online, pelo que há de mais rico de uma região que tem alguns símbolos bastante emblemáticos.

Ele citou como exemplos, a produção irrigada de frutas como uva e manga e de vinhos finos, e sediar o maior lago artificial em espelho d’água do mundo que é o Lago de Sobradinho, na Bahia, claro tendo como carro-chefe disso tudo, o poético, forte  e belo símbolo de toda a região, o Rio São Francisco, o querido ‘Velho Chico’.

Caio conta que o projeto do portal voltados para esses segmentos, nasceu como fruto do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) em Jornalismo em Multimeios, ministrado na Uneb (Universidade Estadual da Bahia), campus Juazeiro.

“Fiz para o projeto de TCC e ai notei que posso trabalhar com ele, além de dá o retorno do trabalho para a comunidade”, descreveu.

Caio é um apaixonado pela fotografia e por ferramentas audiovisuais que possam tornar ainda mais belo o que a natureza e a existência se encarregaram de criar e essa será uma das principais propostas do ROTAS DO VALE.

Seu projeto editorial visa explorar bem o conteúdo como mutas e belas imagens. Fotos, vídeos, ilustrações, junto com a história sendo contada para que o visitante/leitor possa saber que no semiárido brasileiro, existem lugares que são partes importantes da história do nosso Brasil com uma gente guerreira e uma beleza incomparáveis.

Destacamos aqui um vídeo com um dos posts já publicados por Caio Alves no ROTAS DO VALE que pode ser acessado no www.rotasdovale.com e nas redes sociais @rotasdovale.com .

A pauta é uma entrevista com a diretora e curadora do Museu Regional do São Francisco, Rosy Costa. O Museu um dos patrimônio do vale, localizado no coração de Juazeiro/BA, é um dos principais atrativos culturais e turísticos da região.

Confira o vídeo:

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar