EleiçõesLocalPernambuco

Centro Pop de Petrolina encara o enfrentamento à Covid-19 dando atenção especial aos moradores de rua

"O Centro Pop integra as políticas públicas e ações da Prefeitura, direcionadas à população de rua da cidade, oferecendo alimentação, abrigo, carinho e cuidado", conta Lilian Cavalcanti, coordenadora do equipamento.

“O Centro Pop integra as políticas públicas e ações da Prefeitura, direcionadas à população de rua da cidade, oferecendo alimentação, abrigo, carinho e cuidado”, conta Lilian.Cavalcanti, coordenador do Centro Pop de Petrolina, setor que integra a secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Desde o começo da quarentena, há quatro meses, o Centro Pop de Petrolina vem atendendo a população em situação de rua na cidade. A equipe tem trabalhado diuturnamente no apoio a quem não tem onde morar e vive nas ruas de Petrolina. Essa é mais uma ação no enfrentamento ao novo coronavírus, dentro das ações da Prefeitura Municipal no enfrentamento da crise da Covid-19.

Conforme Lilian Cavalcanti, é um trabalho constante de acolhimento, distribuição da alimentação diária com café, almoço, a sopa no jantar e ainda o lanche antes dormir no abrigo montado no Ginásio Municipal de Esportes Osvaldo do Flamengo, perto do Parque Josepha Coelho.

“Desde março que a Prefeitura através do nosso Centro Pop destinou as instalações do ginásio para abrigar quem vive na rua. Uma forma de proteger essas pessoas com acolhimento na hora de dormir, evitando a exposição ao novo coronavirus”, explicou a coordenadora Lilian Calvacanti que ressalta.

“A gente além de servir café da manhã, almoço, a sopa no jantar e um lanche antes de dormir, tudo por meio do Restaurante Popular, também somos acionados caso os que nos procuram, estejam sofrendo perigo ou se envolvendo em alguma confusão. Esse é nosso papel. Não temos medido esforços com nossa equipe. Estarmos atentos dia e noite na proteção desses mais de 100 abrigados que acompanhamos pelo Centro Pop”, ressaltou Lilian Cavalcanti.

Proteção e acolhimento no abrigo do ginásio Osvaldo do Flamengo

ABRIGO

O serviço de abrigo noturno que funciona no Ginásio Osvaldo Carvalho (0svaldo do Flamengo) – tem entrada das 18h às 19h, e saída a partir das 6h.

“O abrigo oferece além da dormida protegida do frio e dos perigos do vírus e outras maldades, infraestrutura para higiene pessoal e alimentação matutina, além de lanche para reforçar o jantar. O local possui também área com televisão e espaço para abrigar possíveis animais que acompanham os assistidos.

Segundo Lilian, como medidas preventivas contra a Covid-19, todas as pessoas que chegam têm a temperatura verificada e as equipes realizam atendimento psicossocial e avaliam a presença de sintomas do vírus.

“Temos o apoio da Guarda Civil Municipal para a proteção do abrigo”, concluiu Lilian. Os mais de 100 moradores em situação de rua aqui em Petrolina, não vão todos para o abrigo noturno no ginásio de esportes. Alguns preferem ficar dormindo pelas ruas , apesar de nossa equipe do Centro POP insistir em leva-los, mas há resistência”, revela a coordenadora do Centro Pop de Petrolina, Lilian Cavalcanti.

Foto: Jean Brito-divulgação

Um dos principais apoiadores do trabalho de Lilian e equipe à frente do Centro Pop de Petrolina, é o vereador Alvorlande Cruz, do Republicanos, que sempre tem destacado a atuação da coordenadora do setor e especialmente nesse momento de pandemia. O vereador tem reiterado o trabalho do Centro Pop também em suas falas ou proposições na Câmara Municipal.

“Nada mais justo do que registrar e reconhecer o trabalho de Lilian neste enfrentamento, apoiando e ajudando aos que moram na rua. Isso reflete a pessoa que ele é, comprometida e cumpridora do dever com os mais necessitados”, avalou Alvoralande.

 

Portal Tribunna

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar