ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Pauta do combate à Covid-19 foi reforçada em requerimentos aprovados na Câmara de Petrolina

Outro assunto destacado na sessão desta terça, 28, foi a proposta do vereador Gabriel Menezes, da oposição, para a criação da CPI do desaparecimento da cobertura metálica do antigo Ceape, mas o texto foi retirado da pauta.

Por Notícias do Parlamento – Os vereadores de Petrolina/PE estiveram em mais uma sessão remota extraordinária nesta terça-feira, 28 com várias pautas em debate. Dentre os assuntos e proposituras levados à pauta da reunião realizada remotamente e transmitida via canal da Câmara Municipal de Petrolina no youtube, destaque para a solicitação de testes da Covid-19 em profissionais de limpeza e de Casa Lotéricas, requerimento proposto pelo vereador da bancada do governo, Gaturiano Cigano, DEM.

Ainda foi proposto na sessão virtual, a realização de uma audiência pública sobre o papel da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf – no desenvolvimento da região e no enfrentamento ao novo coronavírus e suas consequência na atuação da instituição em suas atividades acadêmicas, de extensão e pesquisa. Texto de autoria do vereador Gilmar Santos, PT, que integra a bancada da oposição.

O vereador Ronaldo Silva, DEM, parabenizou a Agrovale, empreendimento tradicional da região, geradora de mais de 5 mil empregos diretos no vale que há 12 anos promove um programa de doação de mais de 300 mil mudas de espécies da caatinga e que já chegou nesse tempo a 45 municípios. A Moção de Aplausos foi destinada ao Programa Socioambiental Viveiro de Mudas Nativas da Agrovale.

Também vale destacar o requerimento conjunto da Comissão de Educação da Casa, formada pelas vereadoras Maria Elena de Alencar (MDB), presidente e Cristina Costa (PT), relatora e o vereador Ruy Wanderley, secretário, encaminhado para que o prefeito Miguel Coelho, MDB,  possa intermediar junto aos senadores Fernando Bezerra Coelho e Jarbas Vasconcelos, do MDB, e Humberto Costa, PT, para que apoiem a elaboração, redação e aprovação de emenda à Constituição sobre a destinação exclusiva dos 60% de pagamento dos precatórios do Fundef.

A intenção da proposta é para que esse percentual seja exclusivo dos professores, conforme o requerimento proposto pelo colegiado. “Destinado aos professores em exercício à época referente aos anos de competência do recurso nos municípios, bem como os 40% restantes destinados ao uso exclusivo da educação”.

O texto do requerimento também solicita que os senadores pernambucanos apoiem a PEC 15,2020, aprovada no último 21 de julho que torna o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), pauta que foi aprovada na Câmara Federal e tramita no Senado.

Merece destacar entre os requerimentos ainda, o que foi apresentado pelo vereador Gabriel Menezes, PSL, que  solicita, cumprindo as prerrogativas do Regimento Interno da Casa Plínio Amorim, a implantação de uma Comissão Especial de Inquérito para a investigação da “retirada e venda irregular da cobertura metálica do Ceape”.

E foi justamente este requerimento, do vereador Gabriel Menezes, o 237/2020, propondo a implantação da CPI do Ceape, que não foi aprovado, por ter sido retirado de pauta. Segundo o presidente da Casa, vereador Osório Siqueira, MDB, o texto foi retirado, porque deveria ter sido protocolado na presidência e não apenas via secretaria da Mesa.

“Já comuniquei a secretaria que esse tipo de requerimento deve ser protocolado via presidência, não por e-mail como ocorre”, justificou Osório.

O autor acatou a retirada, mas informou que não “aceitará uma nova manobra” para impedir a votação de seu requerimento. “Eu informo que acato, mas aviso que não aceitarei novamente esse tipo de manobra na próxima sessão”, respondeu Gabriel Menezes.

Portal Tribunna

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar