Agricultura FamiliarPolíticaTRIBUNNA Rural

Marcha das Margaridas completa 20 anos neste mês de agosto e recebe homenagens na Alepe

Lembrança foi feita pelo deputado estadual e presidente do PT/PE, Doriel Barros

Por Tribunna Rural /Notícias do Parlamento- O deputado Doriel Barros (PT) homenageou, em Reunião Plenária na Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), os 20 anos da Marcha das Margaridas, celebrados dia 12 deste mês.

A homenagem do parlamentar que já presidiu a Fetape (Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco) ocorreu por meio de um ato virtual. Para ele, a atividade liderada por trabalhadoras rurais é “um espaço de reafirmação do protagonismo, da organização e da força das mulheres”.

Conforme lembrou Barros, a marcha tem como inspiração a luta da trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves.

“Margarida foi assassinada a mando de latifundiários, no dia 12 de agosto de 1983, porque lutava pelas trabalhadoras e trabalhadores rurais. Denunciava abusos e violações de direitos cometidos por fazendeiros e usineiros que dominavam a economia e a política em Alagoa Grande, na Paraíba”, enfatizou.

Ao relatar o histórico das marchas para Brasília, iniciadas em 2000 com 20 mil mulheres, o deputado, que esteve em todas as edições, citou que 100 mil margaridas participaram do ato em 2019. “Essa mobilização tem a capacidade de unir mulheres do campo, da floresta, das águas e das áreas urbanas na luta por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, disse.

 

 

 

 

Portal Tribunna

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar