Política

Obra leva oferta de água para consumo humano em Campo Alegre de Lourdes-BA

Sistema adutor foi implantado pela Codevasf, superintendência regional em Juazeiro/BA

Com Ascom – Campo Alegre de Lourdes, no Norte da Bahia, recebeu na manhã de quinta-feira (30) o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que esteve no município para participar de uma cerimônia alusiva ao acionamento do Sistema Integrado de Abastecimento de Água. O governador da Bahia, Rui Costa, PT,  não participou do ato.

Bolsonaro chegou por volta das 10h em um helicóptero que pousou no Estádio Municipal Almir Ferreira Passos, o Mirão, e estava acompanhado por sua comitiva, incluindo o Ministro do Estado do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho.

Logo após seguiu para o local do evento, a Praça Dr. Marcelino Ribeiro, no centro da cidade, onde foi recebido pelo Prefeito Municipal Enilson Marcelo Rodrigues e a Primeira-Dama Mayonne Teixeira.

A mídia nacional e diversas autoridades, entre elas, deputados, prefeitos da região e vereadores marcaram presença. Os munícipes acompanharam com euforia a rápida passagem do Presidente e também histórica, uma vez que é a primeira visita de um líder do Executivo em Campo Alegre de Lourdes.

A cerimônia foi aberta com o pronunciamento do Ministro do Estado do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho, depois foi a vez do Presidente Jair Messias Bolsonaro se dirigir à população do município.

Em um breve discurso, o Presidente agradeceu a Deus pela vida e pelo mandato e disse que sempre buscou parcerias na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

O Prefeito de Campo Alegre de Lourdes aproveitou a oportunidade para reivindicar algumas obras importantes ao Governo Federal, tais como a conclusão da BR-235 (no trecho Angico da estrada do Remanso até a sede do município) e um trecho da BR-020 (que liga a cidade ao estado do Piauí).

Em conjunto com os Prefeitos de Pilão Arcado, Avelino Lopes e Buritirama, Enilson também reivindicou 180 km da BR-020, rodovia de integração nacional, que liga a região nordeste ao sudeste.

“Com muito respeito recebemos a visita do primeiro Presidente da República no município. É uma honra vivenciar este momento. Me sinto ainda mais feliz por contribuir com a chegada dessa obra em Campo Alegre de Lourdes”, disse o Prefeito.

Ao término da cerimônia, houve uma certa frustração da população que aguardava o anúncio do Presidente sobre o cumprimento dos pedidos feitos pelo Prefeito e pelo povo, o que infelizmente não ocorreu.

A OBRA

Orçada no valor de R$105 milhões e com 153 quilômetros de extensão, a obra que é do Governo Federal, abastece com água potável a sede de Campo Alegre de Lourdes e outras 57 localidades da zona rural do município.

A captação do sistema é realizada por um flutuante instalado no lago de Sobradinho, em Pilão Arcado, por onde também passa a adutora. Os dois municípios somam 71 comunidades contempladas.

O Sistema Integrado de Abastecimento de Água é composto por 1 Estação de Tratamento de Água (ETA), 6 estações elevatórias, 2 de pressurização, 6 poços de sucção, 6 reservatórios elevados e outros 6 apoiados, 4 casas de cloração, além de mais de 8 mil ligações domiciliares.

A 1ª etapa começou a funcionar em pré-operação em 2019 e passou a levar água a 28 mil pessoas em Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, ainda de forma intermitente. Segundo o Governo Federal, com a conclusão da 2ª etapa, mais 11 mil pessoas passam a ser atendidas. E o abastecimento passa a ser regular. (Fotos Alex Epaminondas)

 

 

Portal Tribunna

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar